Portal IFNMG - Apresentação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2012, 12h18 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2017, 15h29

A Política de Assistência Estudantil do IFNMG, aprovada pelo Conselho Superior em 25 de fevereiro de 2011, abarca programas que atendem seus discentes na modalidades integrado, concomitante, subsequente, tecnologia, licenciatura, bacharelado e Proeja, todos na modalidade presencial.

Objetivos

• Garantir, para o estudante em vulnerabilidade social, mecanismos que promovam condições socioeconômicas que viabilizem a permanência e o êxito no percurso escolar;
• Promover o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos discentes do IFNMG com vistas à inclusão social e democratização do ensino;
• Assegurar aos discentes igualdade de oportunidade no exercício das atividades acadêmicas;
• Proporcionar ao estudante com necessidades educativas específicas as condições necessárias para o seu desenvolvimento acadêmico, conforme legislação vigente;
• Contribuir para a promoção do bem-estar biopsicossocial dos discentes;
• Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, buscando minimizar a reprovação e a evasão escolar;
• Promover e ampliar a formação integral dos discentes, estimulando e desenvolvendo a criatividade, a reflexão crítica, as atividades e os intercâmbios: cultural, esportivo, artístico, político, científico e tecnológico.

Documentos

Regulamento Moradia Estudantil

Regulamento Assistência Estudantil

Normas para concessão de Auxílio Financeiro para participação em eventos e CEPE

 

Programas

Auxílios concedidos a partir de critérios socioeconômicos:

Auxílio permanência: Objetiva conceder auxílio financeiro para manutenção do aluno na Instituição, buscando reduzir os índices de evasão decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.

Auxílio transporte: Essa modalidade tem como objetivo disponibilizar auxílio financeiro para custeio do deslocamento do discente no trajeto domicílio-instituição de ensino.

Auxílio moradia: Objetiva assegurar auxílio financeiro para contribuir com despesas mensais referentes à moradia do estudante oriundo de outros municípios e/ou que seja natural do município onde se localiza o campus, mas não possui vínculo familiar.

Regime residencial e regime semirrendencial: Para discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. No regime residencial o aluno conta com alojamento, lavanderia, refeições e todo apoio de uma equipe multidisciplinar de atendimento ao educando.

Auxílio para aquisições de itens escolares, uniforme e viagens: Visa oferecer auxílio para custeio de itens escolares, uniforme e ajuda de custo para viagens acadêmicas para participação em eventos de natureza acadêmica, científica, tecnológica, desportiva, artística e cultural. Contribuirá para a formação do discente em sua totalidade, bem como para o desempenho nessa instituição de ensino, pesquisa e extensão.

Auxílio cópia e impressão: Visa atender os discentes que necessitam de apoio para cópias e impressões de materiais didáticos específicos do seu curso, independente dos textos e materiais já disponibilizados em cada disciplina. Os discentes terão direito a 100 (cem) unidades de cópias e 40 (quarenta) unidades de folhas impressas mensalmente, durante o período de 01 (um) ano letivo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página