Portal IFNMG - Simpósio reunirá profissionais e alunos que discutirão soluções tecnológicas em prol da sustentabilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Simpósio reunirá profissionais e alunos que discutirão soluções tecnológicas em prol da sustentabilidade

Publicado: Terça, 24 de Maio de 2016, 17h07 | Última atualização em Quarta, 25 de Maio de 2016, 15h00
imagem sem descrição.

Com o tema “Tecnologia aplicada ao desenvolvimento sustentável”, o IX Simpósio de Informática irá reunir, no IFNMG-Campus Januária, entre os dias 14 e 17 de junho, professores, estudantes e profissionais da região do Norte de Minas que defendem o desenvolvimento sutentável. O IX Simpósio de Informática discutirá, ente outros assuntos, como o profissional de informática pode colaborar promovendo soluções sustentáveis dentro da sua área de atuação.

Para o professor e coordenador do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Giuliano Viana Alkmim, que é doutor em Educação pela UFMG e mestre em Educação pela UnB, a preservação ambiental é um tema latente, e o profissional de informática não pode ficar alheio a essa temática. “Ele também é responsável e uma peça importante nessa ação. O desenvolvimento de sistemas de informação, a criação de novos hardwares, a geração e aplicação de ideias inovadoras e todas as suas demais ações devem buscar o desenvolvimento sustentável da sociedade”, defende o professor.

Despertar nos acadêmicos e profissionais reflexões sobre a importância da sustentabilidade no cenário é, segundo Giuliano, um dos objetivos do evento. Além disso, ele destaca outros: “Promover a discussão em torno de temas relevantes e atuais, além de incentivar a troca de experiências entre as comunidades acadêmica, científica, profissional e empresarial na área de informática no norte de Minas Gerais”.

Programação e inscrições

O coordenador ainda enfatiza que professores, demais profissionais e alunos poderão ter a experiência de participar de uma gama de atividades: palestras, apresentação de trabalhos científicos, minicursos, maratona de programação, quiztech, feira de projetos, jogos, competições e confraternização. “Além disso, será o momento oportuno para a troca de experiências entre os diversos campi do IFNMG”, diz Giuliano.inscricoes1

Para participar das diversas atividades da 9ª edição do Simpósio, os interessados devem acessar o site simposioinformatica.ifnmg.edu.br e realizar a inscrição no evento principal. O prazo para se inscrever no evento principal é até o dia 17 de junho, último do Simpósio.

A inscrição nas atividades específicas, como minicurso, apresentação de trabalhos científicos e competições, possui prazos diferenciados. As inscrições para os minicursos estarão abertas enquanto houver vagas. Estão sendo oferecidos 19 minicursos, dos quais cinco já estão com as inscrições encerradas.

A Feira de Projetos estará com inscrições abertas até o dia 06 de junho. Podem participar quaisquer estudantes de cursos da área da tecnologia da informação de nível técnico ou superior dos Campi do IFNMG e de outras Instituições de Ensino, desde que inscrevam seus projetos no prazo estabelecido e estejam devidamente inscritos no IX Simpósio de Informática do IFNMG-Campus Januária. Podem ser cadastrados na Feira de Projetos os seguintes trabalhos: TCC, projeto de pesquisa, projeto de extensão, projeto de ensino, demais trabalhos de iniciação científica e trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Outra atividade que acontecerá durante o IX Simpósio de Informática são as competições. Haverá quatro competições: Bombertads, que acontecerá no dia 16 de junho, Maratona de Programação – Nível Superior, Maratona de Programação – Nível Técnico e o Quiztech, que acontecerão no dia 17 de junho. O prazo de inscrição é até o dia 14 de junho para o Bombertads, até o dia 16 de junho para as maratonas e até o dia 12 de junho para o Quiztech.

O Bombertads é um game de estratégia baseado no clássico “Bomber Man”. Foi desenvolvido em 2010 para o IV Simpósio de Informática pelos egressos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do IFNMG -Campus Januária. As maratonas configuram-se como uma competição entre times compostos por três alunos (sob a coordenação de um professor) que irão resolver durante 4 horas o maior número possível de problemas através da composição de algoritmos, utilizando as linguagens de programação: C, Java ou Pascal. Os problemas somente serão conhecidos no início da competição. Por fim, o Quiztech é um jogo de perguntas semelhante ao programa "Show do Milhão", porém com questões na área de informática para o nível técnico.

Todas as informações relativas ao evento podem ser acessadas aqui.

Fim do conteúdo da página