Portal IFNMG - Licenciatura em Física Ir direto para menu de acessibilidade.

Licenciatura em Física

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 08h53 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 15h32

Licenciatura em Física

Formar profissionais para o exercício do magistério em Física, principalmente na educação básica: Ensino Médio. Além disso, espera-se formar cidadãos atuantes na promoção de ciência e tecnologia, e capazes de ajudar na redução da desigualdade social brasileira.

Busca-se nesse curso o perfil profissional do “Físico Educador”, profissional que deve dedicar-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, “softwares”, ou outros meios de comunicação.

- Nome do curso: Licenciatura em Física
- Modalidade: Licenciatura - Presencial
- Tipo: Superior
- Habilitação: Professor da Educação Básica
- Ano de implantação: 2010
- Ato de autorização: Portaria nº 150, de 29 de setembro de 2009
- Total de vagas ofertadas anualmente: 40 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 40 vagas
- Formas de acesso: Vestibular/SISU
- Número de vagas disponibilizadas: 50%Vet-50%SISU
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Noturno
- Tempo para integralização do curso: Limite Mínimo 4 anos / 8 semestres e Limite Máximo 6 anos / 12 semestres

- Resultado obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MECENADE (2014): 3 - ENADE (2017): 3; - MEC (2017): 4

- Relatório ENADE

PDF [12/01/2016] -  Relatório de Cursos Física - ENADE 2014 - IFNMG - Salinas

PDF [14/04/2022] - Relatório de Cursos Física - ENADE 2017 - IFNMG - Salinas

- Relatório INEP

PDF [12/01/2016] - Relatório de Avaliação de Curso - Física - Relatório INEP 2014

PDF [14/04/2022] - Relatório de Avaliação de Curso - Física - Relatório INEP 2017

Perfil do Egresso

O processo de formação do professor no decorrer do Curso de Licenciatura em Física, em seus diferentes momentos, além de permitir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas aos educadores, deve também permitir o desenvolvimento de qualificações profissionais básicas comuns, que devem corresponder a objetivos claros de formação para todos os cursos de graduação em Física, bacharelados ou licenciaturas.

As competências essenciais desses profissionais podem ser enunciadas como:

• Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
• Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
• Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
• Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
• Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.” (PARECER CNE/CES 1.304/2001) - Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física.

É também esperado que ao concluir o curso o egresso possa ter domínio da física e da matemática para expressar fenômenos naturais, realizar medidas, interpreta-las e analisa-las, utilizar antigas e novas tecnologias para comunicação como vídeo-análise, aplicativos, simulações, projetores, redes sociais. O egresso também deverá buscar novas metodologias para o ensino de física considerando diferentes processos cognitivos de aprendizagem de cada estudante; ensinar ciências como construção humana levando em consideração aspectos históricos, sociais e culturais; analisar e utilizar diferentes formas de avaliação do processo de aprendizagem.

Projeto Pedagógico do Curso

PDFProjeto Pedagógico do Curso – 2023

PDF [15/03/2022] - PPC 2010 atualizado em 2021 (inclusão do RER e das Tabelas de equivalências)

PDF [15/03/2022] - Tabela de equivalência - PPC 2017

PDF [22/02/2019] - Projeto Pedagógico do Curso - PPC - 2017

PDFProjeto Pedagógico do Curso – PPC

Matriz Curricular

PDF Matriz Curricular do Curso

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Consulte os horários do curso

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Assistência Estudantil

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Conheça as possibilidades de ingresso