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Técnico em Hospedagem

Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2016, 11h11

Objetivo geral do curso:

Formar o técnico em Hospedagem com domínio teórico-prático permitindo o desenvolvimento profissional pautado na autonomia, competência e prática ética no exercício da recepção e governança em meios de hospedagem em ambientes públicos e privados, como hotéis, hospitais, laboratórios, spa’s, condomínios residenciais e comerciais, espaços esportivos, bancos entre outros prestadores e serviços que queiram implantar os serviços hoteleiros em seus empreendimentos.

Perfil profissional do egresso:

O IFNMG considera técnico em Hospedagem o profissional que domina conteúdos e processos relevantes do conhecimento científico, tecnológico, social e cultural utilizando suas diferentes linguagens, o que lhe confere autonomia intelectual e moral para acompanhar a atividade turística, orientado por valores da convivência democrática e defesa e respeito ao patrimônio artístico, cultural e ambiental. Este profissional pode atuar em diversos campos como hotéis, pousadas, cruzeiros, hospitais, condomínios residenciais e comerciais, spa’s, bancos, shoppings, plataformas de petróleo, companhias aéreas, clubes, parques temáticos, organização de eventos, restaurantes, bares, recanto para idosos, hotéis para animais de estimação, entre outros.

O Técnico em Hospedagem é o profissional responsável pela recepção e governança em meios de hospedagem, que executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares e quartos, presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação. Este profissional deve estar preparado para as exigências da atividade hoteleira na arte e técnica do bem servir, visando garantir qualidade para as empresas que presta serviços.
Deve adotar padrões de relação social e emocional com seus clientes, visando satisfação, o retorno e a recomendação do atendimento; buscar aprimoramento relacional no ambiente de trabalho com os colaboradores, parceiros e fornecedores.

Buscar atualização constante desenvolver seus estudos e pesquisas no campo profissional, visando soluções, inovações, métodos, técnicas e tecnologias a serviço da Hospitalidade e Lazer. Sua formação lhe permite atuar em equipes multidisciplinares e junto a diversos profissionais, clientes e fornecedores envolvidos no processo de trabalho.

Atuar de forma empreendedora, com responsabilidade social e ambiental buscando qualidade total de seus serviços. A sua formação está sustentada em princípios éticos para o exercício de seus direitos e deveres, visando respeitar as diversidades e as regras de convivência para criar intenção emocional em cliente e colaboradores.

O técnico em Hospedagem é o profissional capaz de:

• Executar atividades de gerenciamento dos recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos envolvidos na oferta dos produtos e na prestação dos serviços sob sua responsabilidade;
• Executar atividades de gerenciamento econômico, técnico e administrativo dos núcleos de trabalho, articulando os setores internos e coordenando os recursos;
• Executar atividades de gerenciamento dos recursos tecnológicos, supervisionando a utilização de máquinas, equipamentos e os meios informatizados;
• Criar, promover e comercializar produtos e serviços de hospedagem atuando com visão mercadológica prospectiva, visando à captação dos diversos segmentos de clientes individuais e comerciais;
• Organizar espaços físicos de hospedagem prevendo seus ambientes, uso e articulação funcional e fluxos de trabalho e de pessoas;
Operacionalizar política comercial, realizando prospecção mercadológica, identificação e captação de clientes e adequação dos produtos e serviços;
• Operar a comercialização de produtos e serviços de hospedagem, com direcionamento de ações de venda para suas clientelas;
• Aplicar normas básicas de higiene e segurança no seu ambiente de trabalho;
• Avaliar a qualidade dos produtos, serviços e atendimentos realizados;
• Identificar a estrutura organizacional e a política comercial de meios de hospedagem de pequeno, médio e grande porte;
• Planejar, executar e avaliar os serviços de recepção, concierge, telefonia, portaria social, salão de refeição, áreas externas e internas (exceto cozinha), gerenciamento dos materiais de consumo, limpeza, decoração, enxoval e uniforme;
• Realizar e analisar fluxos e procedimentos de atividades adequados de acordo com o estabelecimento e os diferentes tipos de hóspedes, nos departamentos de front office e governança visando à qualidade na prestação de serviços ao hóspede, pautando-se nos princípios da ética e da cidadania;
• Supervisionar e avaliar técnica, financeira e administrativamente os serviços prestados;
• Promover o desenvolvimento profissional dos recursos humanos encarregados da execução das atividades operacionais dos serviços de hospedagem.

Possibilidades (áreas) de atuação:

O técnico em Hospedagem é o profissional responsável pela recepção e governança em meios de hospedagem, que executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares e quartos, presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação. Este profissional deve estar preparado para as exigências da atividade hoteleira na arte e técnica do bem servir, visando garantir qualidade para as empresas que presta serviço estando apto a:
• Executar atividades de gerenciamento dos recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos envolvidos na oferta dos produtos e na prestação dos serviços sob sua responsabilidade;
• Criar, promover e comercializar produtos e serviços de hospedagem atuando com visão mercadológica prospectiva, visando à captação dos diversos segmentos de clientes individuais e comerciais;
• Organizar espaços físicos de hospedagem prevendo seus ambientes, uso e articulação funcional e fluxos de trabalho e de pessoas;
• Operacionalizar política comercial, realizando prospecção mercadológica, identificação e captação de clientes e adequação dos produtos e serviços;
• Operar a comercialização de produtos e serviços de hospedagem, com direcionamento de ações de venda para suas clientelas;
• Identificar a estrutura organizacional e a política comercial de meios de hospedagem de pequeno, médio e grande porte;
• Planejar, executar e avaliar os serviços de recepção, concierge, telefonia, portaria social, salão de refeição, áreas externas e internas (exceto cozinha), gerenciamento dos materiais de consumo, limpeza, decoração, enxoval e uniforme;
• Realizar e analisar fluxos e procedimentos de atividades adequados de acordo com o estabelecimento e os diferentes tipos de hóspedes, nos departamentos de front office e governança visando à qualidade na prestação de serviços ao hóspede, pautando-se nos princípios da ética e da cidadania;
• Supervisionar e avaliar técnica, financeira e administrativamente os serviços prestados;
• Promover o desenvolvimento profissional dos recursos humanos encarregados da execução das atividades operacionais dos serviços de hospedagem.

Identificação do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde

Nome do curso: Curso técnico em Hospedagem

Habilitação: Técnico em Hospedagem

Nível: Técnico

Eixo tecnológico: Hospitalidade e Lazer

Modalidade: Modalidade Concomitante/Subsequênte, Modalidade a Distância

Locais de oferta (polos): Águas Vermelhas, Almenara, Arinos, Berizal, Bonito de Minas, Botumirim, Brasília de Minas, Buritis, Buritizeiro, Capitão Enéas, Catuji, Chapada Gaúcha, Coração de Jesus, Coronel Murta, Curral de Dentro, Datas, Diamantina, Divisa Alegre, Francisco Dumont, Francisco Sá, Fruta de Leite, Gameleiras, Grão Mogol, Guaraciama, Itamarandiba, Itambacuri, Itaobim, Jaíba, Janaúba, Januária, Japonvar, Jenipapo de Minas, Joaquim Felício, Josenópolis, Juvenília, Manga, Mato Verde, Mirabela, Miravania, Monte Azul, Montes Claros, Montezuma, Ninheira, Novorizonte, Pai Pedro, Patis, Pedra Azul, Pirapora, Porteirinha, Presidente Kubitschek, Riachinho, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Salinas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Teófilo Otoni, Turmalina, Uruana de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo, Verdelândia, Virgem da Lapa.

Forma de ingresso: Para o acesso ao Curso de Nível Técnico em Hospedagem Concomitante/Subsequente – Educação à Distância é exigido: 1) Estar cursando os dois últimos anos do Ensino Médio ou já ter concluído; 2) Aprovação no processo seletivo sob responsabilidade dos Polos e aprovação do Componente Curricular Metodologia em EAD disponível no Portal do IFNMG;

Requisito de acesso: Estar Cursando um dos dois últimos anos do Ensino Médio ou já ter concluído.

Turno de oferta: Noturno

Duração do curso: 2 anos

Carga horária total do curso: 1200 horas

Regime letivo: O Curso de Nível Técnico em Hospedagem – EaD, é concomitante/subsequente e foi estruturado em quatro módulos com seis disciplinas específicas cada, que totalizam 24 disciplinas. Será ofertada no mínimo uma disciplina optativa por módulo, para complementação de estudos. Para o ingresso no curso é necessário que o aluno realize a disciplina de Ambientação em EaD e tenha sido aprovado por frequência e conceito.

Acesse aqui a matriz curricular do curso.

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