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Técnico em Multimeios Didáticos

Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2016, 10h55

O curso técnico em Multimeios Didáticos é ofertado por meio do Profuncionário, programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira. O Decreto 7.415 de 30 de dezembro de 2010 institui a política nacional de formação dos profissionais da educação básica e dispõe sobre a formação inicial em serviço dos funcionários da escola. Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através da oferta de cursos de formação inicial em nível técnico proporcionados pelo Profuncionário.

Objetivo geral do curso:

Oferecer formação profissional, em nível médio a distância, aos funcionários que atuam nos sistemas de ensino da educação básica pública.

Perfil profissional do egresso:

O perfil profissional do Técnico em Multimeios Didáticos é constituído de conhecimentos, saberes, valores e habilidades que o credenciam como educador e gestor dos espaços e ambientes de comunicação e tecnologia na escola. Espera-se, então, que esta formação profissional propicie as seguintes competências específicas:

a. conhecer a natureza e os elementos historicamente construídos da comunicação humana, do gesto à fala e aos símbolos gráficos;

b. entender a leitura das diversas linguagens e seu uso na instrução e na educação;

c. dominar os conceitos básicos e as diversas teorias no campo da comunicação;

d. ter familiaridade com os principais jornais diários e revistas semanais do Brasil, bem como saber produzir mídia impressa (jornal de escola, por exemplo);

e. dominar os fundamentos das linguagens audiovisuais de comunicação: teatro, fotografia, cinema, rádio, tevê e internet;

f. dominar as questões colocadas pela comunicação na educação como projeto e processo social e as contradições entre as mídias e a formação humanística;

g. entender e dominar o conceito de mídia educativa e seus desdobramentos na produção de livros didáticos, de programas de rádio, de tevê e de vídeos educativos;
h. conhecer as questões básicas referentes ao livro: produção, edição, classificação, catalogação;
i. dominar os aspectos operacionais de bibliotecas escolares, inclusive da captação de títulos didáticos, literários e científicos, relacionados ao desenvolvimento do currículo da educação básica;
j. gerenciar bibliotecas e videotecas escolares de pequeno e médio portes, supervisionado por profissionais habilitados em biblioteconomia;
k. dominar o histórico e o desenvolvimento dos audiovisuais ligados à educação, bem como a interpretação crítica de suas formas e conteúdos;
l. dominar os fundamentos das práticas dos laboratórios escolares nas diversas áreas: física, química, biologia, línguas, informática, bem como o papel dos professores, dos técnicos e dos estudantes no manuseio dos equipamentos e materiais;
m. conhecer os fundamentos das expressões culturais que integram os conteúdos curriculares da educação básica e dominar as funções e gestão de seus espaços físicos: auditórios, teatros, cinemas, salas de vídeo, salas de dança, galerias de exposições de arte, museus;
n. dominar a história e a produção cultural do município e ter familiaridade com seus produtores e atores, com vistas à integração entre a escola e a comunidade;
o. conhecer os fundamentos da informática, o uso do computador no processo de ensino e aprendizagem, da internet como fonte de pesquisa e das novas tecnologias aplicadas às artes, com o domínio prático dos principais programas;
p. manter relacionamento construtivo com todos os professores no sentido de se prontificar a ajudá-los em seu trabalho de ensino com o uso das tecnologias de informação disponíveis na escola e na comunidade.


Possibilidades(áreas) de atuação: Escolas públicas e privadas, centros de formação profissional, centros de capacitação de pessoal, órgãos de sistemas e redes de ensino

Identificação do curso técnico em Multimeios Didáticos

Nome do curso: Curso técnico em Multimeios Didáticos

Habilitação: Técnico em Multimeios Didáticos

Nível: Médio

Eixo tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Modalidade: a distância

Locais de oferta: Ibiaí, Arinos, São João do Paraíso, Berizal, Botumirim, Diamantina, Riachinho, Cachoeira do Pajeú, Medina, Águas Vermelhas, Grão Mogol, Cristália, Patis, Bocaiuva, Novo Cruzeiro, Montezuma, Curral de Dentro, Santo Antônio do Jacinto, Indaiabira, Josenópolis, Montes Claros, Poté, Pedra Azul, Mirabela, Ninheira, Januária, Vargem Grande do Rio Pardo, Chapada do Norte, Taiobeiras, Coronel Murta, Itaobim, Itamarandiba, Presidente Kubitschek, Turmalina, Virgem da Lapa, Gameleiras, Janaúba, Jaíba, Padre Carvalho, Salinas, Coração de Jesus, Juvenília, Bocaiuva, Brasília de Minas, Rio Pardo de Minas, Juramento, Manga, Mato Verde, Miravânia, Monte Azul, Guaraciama, Porteirinha, Pai Pedro, Rubelita, Riacho dos Machados, São Francisco, Catuji, Serranópolis de Minas, Capitão Enéas, Pirapora, Novorizonte, Itambacuri, Ibiracatu, Engenheiro Navarro, Santo Antônio do Retiro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Verdelândia, Glaucilândia, Divisa Alegre, Coração de Jesus, Japonvar, Teófilo Otoni, Fruta de Leite, Buritizeiro

Forma de ingresso: ser servidor público atuante na área.

Requisito de acesso: ensino médio e atuar na educação pública.

Turno de oferta: Encontros presenciais aos finais de semana

Duração do curso: 18 meses

Carga horária total do curso: 1200 horas

Regime letivo: O Curso Técnico em Multimeios Didáticos está estruturado em três núcleos que totalizam os Componentes Curriculares.

Acesse aqui a matriz curricular do curso.

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