Portal IFNMG - Técnico em Eletroeletrônica - Concomitante/Subsequente Ir direto para menu de acessibilidade.

Técnico em Eletroeletrônica - Concomitante/Subsequente

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 11h11 | Última atualização em Quarta, 16 de Junho de 2021, 23h26

Técnico em Eletroeletrônica - Concomitante/Subsequente

O Curso Técnico em Eletroeletrônica objetiva formar profissionais com um embasamento teórico-prático consistente, que possibilite aos ingressantes desenvolverem as competências necessárias para atuarem de forma segura nas diversas áreas em que atua o Técnico em Eletroeletrônica. Além disso, deve-se buscar uma atuação que vise garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico, fornecendo conceitos e valores essenciais para atuar de forma eficaz e ética.

- Nome do curso: Técnico em Eletroeletrônica
- Modalidade: Presencial
- Tipo: Concomitante/Subsequente
- Habilitação: Técnico de Nível Médio em Eletroeletrônica
- Ano de implantação: 2017
- Ato de autorização: Resolução CS n° 58/2016, de 16 de dezembro de 2016
- Total de vagas ofertadas anualmente: 80
- Número de vagas ofertadas por turma: 40
- Formas de acesso: Processo Seletivo
- Periodicidade de ingresso: Anual
- Turno de funcionamento: Vespertino/Noturno
- Tempo para integralização do curso: Mínimo de 04 semestres (24 meses); máximo de 08 semestres (48 meses)
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: (Nota da avaliação in loco – SINAES; Nota do ENADE)

- Perfil do egresso: O Técnico de Nível Médio subsequente/concomitante em Eletroeletrônica deverá apresentar um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades que permitam a sua atuação na indústria, tendo uma sólida e avançada formação científica e tecnológica, preparado para absorver novos conhecimentos. De modo específico, os profissionais egressos do Curso Técnico de Nível Médio em Eletroeletrônica deverão ser capazes de desenhar layouts, diagramas e esquemas elétricos e eletrônicos correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos; aplicar técnicas de medição e ensaios visando à melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta eletroeletrônica industrial; auxiliar na avaliação das características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas elétricas aplicando os fundamentos matemáticos, físicos e químicos nos processos de controle de qualidade; realizar o controle de qualidade dos bens e serviços produzidos utilizando critérios de padronização e mensuração; planejar e executar a instalação, especificando materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas; otimizar sistemas convencionais de instalações e manutenção elétrica, propondo incorporação de novas tecnologias; coordenar equipes de trabalho que atuam na instalação, montagem, operação e manutenção eletroeletrônica, aplicando métodos e técnicas científicas e tecnológicas e de gestão; aplicar normas técnicas de saúde e segurança do trabalho e meio ambiente; aplicar normas técnicas em processos de fabricação, instalação e operação de máquinas e equipamentos e na manutenção elétrica industrial utilizando catálogos, manuais e tabelas; elaborar orçamentos de instalações elétricas e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo/benefício; operar máquinas elétricas, equipamentos eletroeletrônicos e instrumentos de medições eletroeletrônicos; atuar na divulgação técnica de bens e serviços produzidos na área eletroeletrônica; compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática nas diversas áreas do saber.

Plano de Curso ATUALIZADO 2021

Resolução CEPE Nº 14/2021

Plano de Curso

Matriz Curricular

Coordenação

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.

Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.

Consulte os horários do curso

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE

Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.

Informações sobre o NDE

Regulamentos

Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).

Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis

Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas

Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Conheça as possibilidades de ingresso

Saiba mais sobre os regulamentos de estágio.