Portal IFNMG - O IFNMG Campus Diamantina promove campanha outubro rosa e novembro azul Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

O IFNMG Campus Diamantina promove campanha outubro rosa e novembro azul

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 14h56 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 07h30

O IFNMG-Campus Diamantina, por meio do NAEC-Núcleo de Assuntos Estudantis e comunitário e participação dos acadêmicos de medicina e fisioterapia da UFVJM, integrou o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, que buscou sensibilizar discentes e servidores nos dias 04 e 06 de novembro sobre a prevenção do câncer de mama, o cuidado com a saúde, bem como a importância dos exames regulares com médicos especializados. 

Já o movimento Novembro Azul tem como principal objetivo orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA-Antígeno Prostático Específico, para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A detecção na fase inicial é fundamental para o tratamento, visto que, nessa etapa, 90% são curáveis. Além da realização de consultas e exames periódicos a fim de prevenir o câncer, é recomendado também à busca por hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se bem, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo.

NAEC/IFNMG/DIAMANTINA E A CAMPANHA:

OUTUBRO ROSANOVEMBRO AZUL

Para dar continuidade às campanhas de prevenção do câncer de mama (Outubro Rosa) e de próstata (Novembro Azul) o NAEC- Núcleo de Assuntos Estudantis do Campus Diamantina, promoveu nos dias 4 e 6 de novembro palestras e conversas com docentes, servidores e discentes do campus com o objetivo de ampliar o nível de informação sobre tais campanhas.

O NAEC contou com a ajuda de estudantes da UFVJM (Fisioterapia e Medicina) que também participaram das palestras enfatizando a importância de exames regulares: tanto o auto-exame quanto exames com equipe médica especializada devem ser feitos na tentativa de prevenção e/ou diagnóstico precoce da doença.

Os especialistas (estudantes de Fisioterapia e Medicina) presentes afirmaram que 90% dos casos, quando detectados em sua fase inicial são curáveis. Mas eles também ressaltaram a importância de se buscar hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, boa alimentação, manutenção do peso corporal adequado ao biótipo e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.

 

Fim do conteúdo da página