Portal IFNMG - Cursos Técnicos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cursos Ofertados

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 11h41 | Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 15h02

CURSOS TÉCNICOS

Ofertados nas seguintes modalidades:

- Concomitante ao ensino médio: para quem está cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em outra escola;
- Subsequente ao ensino médio: para quem já concluiu o ensino médio.

Direção de Ensino: Dayse Lúcide Silva Santos
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação de Ensino: Juliana Rocha de Meira Pires
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Responsável pelo Núcleo Integrador: Adeizete Gomes Silveira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 



CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADOS

Oferecidos a estudantes que tenham o Ensino Fundamental Completo e que desejam fazer o curso técnico e o ensino médio, ao mesmo tempo, ambos no IFNMG.

Os Cursos de Ensino Médio Integrados em Informática e Meio Ambiente ofertados pelo Campus Diamantina apresentam alguns diferenciais. Estes cursos estão estruturados através de três grandes núcleos: o núcleo Básico (todas as áreas serão contempladas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Humanidades), o núcleo Técnico (unidades curriculares específicas da formação técnica em Informática e Meio Ambiente) e o núcleo Integrador (oferta interdisciplinar de conteúdos variados a escolha dos estudantes).

No Núcleo Integrador os estudantes poderão escolher dentre 69 unidades curriculares que desejarem cursar ao longo dos três anos do Ensino Médio. Para ajudar em suas escolhas, o IFNMG-Campus Diamantina destinará um servidor que será o mediador/tutor, bem como construirá um portfólio registrando todo o seu percurso formativo. Estas escolhas serão feitas de acordo com os interesses do estudante, respeitando um quantitativo de carga horária e o cardápio de unidades curriculares ofertadas. Para tanto, o estudante será o construtor de seu percurso formativo e terá  uma formação de ensino médio e técnico de qualidade.

Desse modo, o estudante terá ampliada a sua capacidade de reflexão, competência técnica e suas habilidades para lidar com os desafios do mundo do trabalho e da vida. 

 


 

Curso de Ensino Médio Integrado em Informática

O curso de ensino médio integrado em informática objetiva formar indivíduos que interajam com sua realidade de inserção. Espera-se que ao final do curso o egresso seja capaz de articular dialeticamente as necessidades  locais  com  as  globais,  demonstrado preparo para participar no mundo do trabalho de forma ética, responsável, colaborativa e criativa,  estabelecendo  o  trabalho  como  princípio  educativo,  integrando  a  ciência,  a tecnologia  e  a  cultura  como  elemento  constitutivo  da  vida  em  sociedade.  Outrossim  este sujeito  estará  apto  ao  prosseguimento  de  estudos  e  poderá  ingressar  nos  cursos  de graduação, caso seja o interesse do mesmo. 

Perfil profissional de conclusão de curso: formar e estimular  o  egresso  ao  espírito  empreendedor  com  vistas  a  aliar  a  formação  técnica  aos preceitos da formação humana voltada para a construção de conhecimentos, da autonomia e de  saberes  que  os  levem  a  desenvolver  e  produzir  novos  serviços  e  novas  possibilidades tecnológicas, atuando de forma dinâmica e criativa nas demandas do mundo do trabalho.

Coordenador do curso: 
Alyson Trindade Fernandes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 


 

Curso de Ensino Médio Integrado em Meio Ambiente

O curso de Ensino Médio Integrado em Meio Ambiente visa formar profissionais capacitados  para  compreender  o  mundo  ao  seu  redor, desenvolvendo  sua  capacidade  crítica  a  respeito  das  diversas  atividades  tecnológicas, econômicas,  produtivas  e  sociais  que  afetam  o  meio  ambiente,  sendo  também  capazes  de propor alternativas de solução e/ou de prevenção, para a melhoria e conservação da qualidade ambiental, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável. Seguindo uma formação técnica e  cidadã  para  um  exercício  profissional  socialmente  e  ambientalmente  referendado, atuando  na,  mitigação,  recuperação  e  compensação  ambiental  dos  impactos  ambientais.  Os conhecimentos e habilidades adquiridas permitirão a atuação com visão crítica da realidade onde se inserem, criando métodos e estratégias  para  intervir  nas  questões  ambientais  em diversas áreas da sociedade, bem como, para atuar como cidadãos éticos, críticos, criativos e aptos para o ingresso no ensino superior.

Perfil profissional de conclusão de curso: formar  e estimular  o  egresso  ao  espírito  empreendedor  com  vistas  a  aliar  a  formação  técnica  aos preceitos da formação humana voltada para a construção de conhecimentos, da autonomia e de  saberes  que  os  levem  a  desenvolver  e  produzir  novos  serviços  e  novas  possibilidades tecnológicas atuando de forma dinâmica e criativa nas demandas do mundo do trabalho.

Coordenador do curso: Emerson Delano Lopes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


 

 Curso Técnico em Biotecnologia (Concomitante/Subsequente)

O curso técnico em Biotecnologia visa formar profissionais detentores de conhecimentos técnico-científicos nas diversas áreas inerentes à Biotecnologia, capazes de utilizar os saberes e competências em inovações a serem aplicadas na produção de bens e serviços biotecnológicos. Objetiva-se uma formação sólida que proporcione ao profissional a emancipação crítica e intelectual, assegurando a construção de conhecimentos baseados na interação entre teoria e prática. Aliados aos aspectos mencionados, a formação técnica em questão visa garantir ao cidadão o direito ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social (Resolução Nº 4 de dezembro de 1999 (Art. 8º).

Proporciona a capacidade de observar, planejar e interpretar os processos biotecnológicos, atendendo as demandas do mundo do trabalho e da sociedade, seguindo os preceitos da ética e da sustentabilidade ambiental. Curso Técnico em Biotecnologia desperta interesse na população jovem e adulta, pelo caráter inovador, abrangente, em constante processo de evolução, estando entre os cinco cursos técnicos mais votados em pesquisa realizada pelo IFNMG. Os avanços relativos à Biotecnologia têm tido grandes desdobramentos técnico-científicos sobre as mais diversas áreas, com reflexos significativos nos mais diversos setores, tais como a agropecuária, ambiental, indústria alimentícia, saúde e a farmacêutica. Isso influi diretamente na competitividade das empresas nacionais, dentro e fora do país, além do potencial do desenvolvimento de processos relacionados com a remediação e monitoramento do meio ambiente.

Diferentes profissionais são habilitados a trabalhar em laboratórios e empresas de Biotecnologia como Biólogos, Médicos, Agrônomos e Veterinários. Adicionalmente, a maioria dos laboratórios demanda um corpo técnico qualificado e competente para as diferentes áreas envolvidas na execução dos processos biotecnológicos, o que ilustra a importância de cursos técnicos nesta área.

Coordenador do curso: André Silva de Oliveira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


 

 Curso Técnico em Teatro (Concomitante/Subsequente)

O curso Técnico em Teatro objetiva formar profissionais que atuem nas áreas de teatro, cinema, televisão, empresas de vídeo e radiofusão, sendo capazes de compreender e desenvolver atividades ligadas à produção cultural e artística, contribuindo para o fortalecimento do cenário de criação e produção em Teatro na região. A formação na área de Artes Cênicas vem se mostrando uma importante demanda das regiões de abrangência do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, seja por parte de artistas, arte-educadores, produtores e gestores culturais, seja por jovens estudantes que almejam a constituição de espaços de formação, criação, circulação, intercâmbio de experiências e fruição artísticas.

O curso Técnico em Teatro ofertado pelo Campus Diamantina do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais alinha-se a um perfil de aluno que possa, ao fim do curso, buscar atualizar-se e auto-desenvolver-se através de estudos, pesquisas e experiências. Considera-se ainda o perfil empreendedor do egresso, identificando-o como ser criativo, propositivo, capaz reconhecer seu potencial e tornar-se responsável pelos seus produtos, ciente dos caminhos para formalização, divulgação e fortalecimento de seu próprio negócio. Neste caso, pensa-se o ator com noções de empreendedorismo e produção cultural, que gerencie seu percurso profissional, formulando e gerindo projetos culturais, e buscando recursos junto às instituições de fomento à cultura e que possa criar
pequenas empresas voltadas às produções artísticas.

Além disso, o curso de Teatro propõe formar indivíduos atentos e sensíveis às identidades, à diversidade étnica e cultural da sua região, que saibam empregar seus conhecimentos para trabalhar a autonomia, valorizar e fortalecer as diferenças culturais, ciente de seu papel social de valorizar a estética da sensibilidade, incentivar a criatividade e proporcionar o conhecimento no que diz respeito à emancipação dos pensamentos e emoções, alcançados através do trabalho criativo.

Coordenadora do curso: Flor Murta
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Coordenadora Substituta: Carla Pereira Silva
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


PLANOS DE CURSO:

✓ PLANO DE CURSO TÉCNICO BIOTECNOLOGIA

PLANO DE CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE

PLANO DE CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE CONCOMITANTE / SUBSEQUENTE

PLANO DE CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

PLANO DE CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MODALIDADE CONCOMITANTE SUBSEQUENTE

 PLANO DE CURSO TÉCNICO EM TEATRO CONCOMITANTE / SUBSEQUENTE

 PLANO DE CURSO TÉCNICO EM TEATRO CONCOMITANTE / SUBSEQUENTE (versão reformulada)

 

Venham estudar com a gente!

Fim do conteúdo da página