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Gestão de Riscos

Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 11h55 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 08h29

Em conformidade com o artigo 2º do Decreto nº 9.203/2017, Gestão de riscos é um "processo de natureza permanente, estabelecido, direcionado e monitorado pela alta administração, que contempla as atividades de identificar, avaliar e gerenciar potenciais eventos que possam afetar a organização, destinado a fornecer segurança razoável quanto à realização de seus objetivos."

OBJETIVOS DA GESTÃO DE RISCOS:

I – assegurar que os responsáveis pela tomada de decisão, em todos os níveis do órgão ou entidade, tenham acesso tempestivo a informações suficientes quanto aos riscos aos quais está exposta a organização, inclusive para determinar questões relativas à delegação, se for o caso;

II – aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos da organização, reduzindo os riscos a níveis aceitáveis; e

III – agregar valor à organização por meio da melhoria dos processos de tomada de decisão e do tratamento adequado dos riscos e dos impactos negativos decorrentes de sua materialização.

(Art. 15. Instrução Normativa nº 01/2016)

PRINCÍPIOS DA GESTÃO DE RISCOS:

I – gestão de riscos de forma sistemática, estruturada e oportuna, subordinada ao interesse público;

II – estabelecimento de níveis de exposição a riscos adequados;

III – estabelecimento de procedimentos de controle interno proporcionais ao risco, observada a relação custo-benefício, e destinados a agregar valor à organização;

IV – utilização do mapeamento de riscos para apoio à tomada de decisão e à elaboração do planejamento estratégico; e

V – utilização da gestão de riscos para apoio à melhoria contínua dos processos organizacionais.

(Art. 14. Instrução Normativa nº 01/2016)

Embasamento legal

 
 
 
 

pdf.gif - 1.03 KB Portaria Reitora n° 264/2021 - Altera a Portaria n° 954/2018 que Instituiu o Comitê de Gestão Estratégica - CGE

pdf.gif - 1.03 KB Portaria Reitora n° 263/2021 - Altera a Portaria 1533/2018 que instituiu o Subcomitê de Integridade, Riscos e Controles

pdf.gif - 1.03 KB Portaria Reitora n° 262/2021 - Altera a Portaria 956/2018 que instituiu a Comissão de Gestão do Programa de Integridade – CGPI

pdf.gif - 1.03 KB Portaria 123/2021 - Altera a Portaria n° 954/2018 Reitor que Instituiu o Comitê de Gestão Estratégica - CGE

pdf.gif - 1.03 KB Portaria nº 1636/2018 - Política de Gestão de Riscos

pdf.gif - 1.03 KB Decreto 9203/2017 que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional

pdf.gif - 1.03 KB INSTRUÇÃO NORMATIVA CGU/MP nº 01/2016 que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo federal

pdf.gif - 1.03 KB Portaria n° 954/2018 Reitor - Institui o Comitê de Gestão Estratégica

pdf.gif - 1.03 KB Portaria n° 1533/2018 - Institui o Subcomitê de Integridade, Riscos e Controles

pdf.gif - 1.03 KB Portaria n° 1534/2018 - Institui a Comissão de Gestão de Riscos e Controles

pdf.gif - 1.03 KB 10 passos para a boa gestão de riscos do TCU

pdf.gif - 1.03 KB Referencial básico de Gestão de Riscos

 

Instâncias de Supervisão

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