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GT6: Currículo, Integração e Otimização: O Que Podemos Melhorar? (Cursos Bacharelado)

Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 20h17

DESCRIÇÕES PARA OS GRUPOS DE TRABALHO

ESTRUTURA METODOLÓGICA

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

GT6: CURRÍCULO, INTEGRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO: O QUE PODEMOS MELHORAR?

(Cursos Bacharelado)

1 – Revisar os PPC’s dos Cursos Bacharelado, numa perspectiva de integração e formação omnilateral, para otimização da carga horária.

2 – Projeto de Ensino que aborde a RECEPÇÃO RECEPÇÃO DISCENTE para o primeiro período/ano dos cursos.

3 – Identificar as disciplinas com maior índice de retenção e traçar metas para redução do índice.

4 – Identificar e estimular a criação de Projetos Interdisciplinares e Integradores.

5 – Manter atualizadas as informações no sítio institucional (dados sobre os cursos, servidores, documentos e outros).

Motivador: Prof.ª Hellen Vivian

Coordenador: Prof.º Adriano Antunes

Relator: Profº Guilherme Mendes

- Leitura do PPE para conhecimento antes do evento.

- Palestra do Motivador;

(40 minutos).

- Construção do Plano de Ação;

- Elaboração da carta de Diamantina;

- Explanação dos resultados.

Motivador: Hellen Vivian Moreira dos Anjos

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1683152287386798

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e é mestra em Educação com ênfase em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade de Brasília - UnB.
Atuou de 2009 à 2014 no IFNMG - Campus Salinas como professora de Didática e Fundamentos da Educação nas Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, onde participou da elaboração dos primeiros projetos pedagógicos desses cursos. Atuou como Diretora do Departamento de Ensino neste campus, onde teve a oportunidade de repensar os projetos pedagógicos dos cursos de bacharelado, trazendo a discussão de integração também para esses cursos. Foi bolsista Capes durante quatro anos de um projeto inovador da UFMG em parceria com o IFNMG - Educação Técnica de Nível Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais: organização dos IF's, políticas para o trabalho docente, permanência/evasão de estudantes e transição para o ensino superior e para o trabalho, onde foi uma das responsáveis no Norte de Minas por fazer todo o levantamento de dados de evasão no IFNMG, coordenando uma equipe de vários acadêmicos bolsistas. Foi membro da comissão responsável em fazer o primeiro diagnóstico sobre evasão e retenção no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas em 2013.
Atualmente é professora no Campus Avançado Janaúba e atua, principalmente, nas áreas de Formação Docente, Educação Profissional e Técnica, Ensino Médio Integrado, Filosofia e Sociologia.

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