Portal IFNMG - Histórico Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 11h00 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2017, 15h05

O Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) vem contribuindo de forma marcante para o desenvolvimento socioeconômico de Minas, sendo referência na formação profissional engajada com o desenvolvimento sustentável do agronegócio nacional. A região Sudeste do Brasil é responsável por parcela significativa da produção pecuária do país. Nesse contexto, Minas Gerais apresenta a cada ano crescimento nos índices produtivos, o que representa um aumento da sua contribuição para o agronegócio nacional. A cadeia da pecuária mineira teve 0,65% de 2014 a 2015 de crescimento no faturamento, se mantendo estável, apesar da crise em diversos setores da economia (FAEMG). O setor agropecuário contribuiu em 2015 para aproximadamente 23% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo o Brasil um dos principais exportadores de carne bovina, suína e de aves do mundo.

Apesar da grande participação na economia brasileira e da exportação significativa, alguns parâmetros relacionados à produtividade da pecuária nacional ainda apresentam gargalos importantes que dificultam resultados mais consistentes. Dentre os maiores entraves para o desenvolvimento socioeconômico destaca-se o baixo nível de conhecimento técnico dos profissionais no que diz respeito à aplicação de tecnologias.

A falta de modernização da pecuária, principalmente na época de seca, dificulta sua exploração e é acompanhada de baixos índices de produtividade. Adicionalmente, ainda é incipiente o desenvolvimento e aplicabilidade de pesquisas voltadas para convivência com o semiárido e muita das vezes, os conhecimentos aplicados são importados de outras regiões com características edafoclimáticas diferentes. Paradoxalmente, mesmo diante das dificuldades impostas pelo ambiente e precariedade de tecnologias desenvolvidas, tem-se observado a implantação de empreendimentos de grande porte.

Fim do conteúdo da página