Portal IFNMG - IFNMG-Campus Arinos inaugura Centro de Convivência e Cultura Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG-Campus Arinos inaugura Centro de Convivência e Cultura

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 11h46 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 14h26

Na manhã desta sexta-feira, dia 13 de março, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)- Campus Arinos inaugurou o Centro de Convivência e Cultura “Dr Giovani de Araújo Marques”. Entre algumas autoridades presentes estavam o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, o Diretor-Geral do Campus Januária, Claúdio Roberto Molt’Alvão, a pró-reitora de extensão do IFNMG, Maria Araci Magalhães, o pró-reitor de ensino do IFNMG, Ricardo Magalhães Dias e o vice-prefeito de Buritis, Rufino Fulador.

O Centro de Convivência é um espaço criado, principalmente, para atender as necessidades dos alunos do ensino técnico integrado que passam o dia no Campus. No local, os alunos terão a possibilidade de realizar atividades como dança, teatro e gincanas recreativas, além de poderem descansar durante os intervalos das aulas. O espaço conta com um palco destinado a diversos eventos acadêmicos, um salão com sofás e jogos para entretenimento dos alunos, uma área de redário para descanso e vestiários feminino e masculino.

A obra, construída em uma área de mais de 700 metros quadrados, totalizou mais de R$ 450 mil de investimentos. Os recursos foram oriundos do próprio Campus e de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Padre João, no valor de R$ 250 mil.

O reitor, professor José Ricardo Martins da Silva, demonstrou bastante emoção durante toda a cerimônia e lembrou do período que ainda era professor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Januária “estar neste local me deixa muito emocionado, pois lembro do período que ainda aplicava provas para as pessoas desta região que queriam estudar no antigo Cefet de Januária. Ver hoje esse campus me traz imensa alegria e sensação de um sonho sendo realizado.”

Ele ainda refletiu sobre os valores presentes na obra inaugurada e em todo o Campus Arinos, “o valor imaterial desse Campus e desse centro de convivência é muito maior do que o material. É papel de nossa sociedade cuidar bem daqui. Nós servidores públicos temos o dever de servir a comunidade, e os alunos de agradecerem e usufruírem do local. Essa obra vai ajudar essa região a respeitar e valorizar a cultura e a arte”, finalizou o reitor.

O Diretor-Geral do Campus Arinos, Elias Rodrigues, ressaltou durante sua fala todo o empenho e luta na construção do Campus Arinos, “O Campus Arinos foi construído com muito esforço e união de inúmeras pessoas, e o centro de convivência não foi diferente. Ele começou a ser construído em 2017, período em que estávamos já com pouco recursos, o que tornou a obra desafiadora. Mas conseguimos finalizá-la e hoje podemos ter um local mais intimista para toda a comunidade acadêmica do campus”.

Centro de Convivência Dr. Giovani de Araújo Marques

Entre os objetivos que moveram a construção do espaço, o principal foi manter o bem-estar e o conforto dos alunos do Instituto. Para o diretor-geral do Campus Arinos, Elias Rodrigues, “à medida que os estudantes se sentem acolhidos e bem recebidos no Campus, a dedicação com o aprendizado e os estudos aumenta proporcionalmente. O importante é que eles percebam que são parte da Instituição.”

Destaca-se, ainda, que o nome escolhido para batizar o local é uma homenagem ao Dr. Giovani Araújo Marques, que atuou por mais de cinco anos na Instituição como médico e faleceu no dia 12 de fevereiro deste ano. “A homenagem é uma forma de materializar a importância do trabalho que o Dr. Giovani prestou ao Instituto. Ele sempre trabalhou por questões voltadas à saúde pública na região do noroeste de Minas, não havia melhor forma de agradecê-lo pelo trabalho prestado à comunidade local”, ressaltou Elias Rodrigues.

Durante a solenidade, a esposa do Dr. Giovani Araújo, Edna Rodrigues de Souza recebeu uma placa de homenagem entregue em mãos pelo Diretor-Geral do Campus Arinos, Elias Rodrigues, como forma de agradecimento pelo esforço e trabalho de seu marido ao Instituto.

Edna Rodrigues de Souza, aproveitou para destacar a importância da homenagem ao marido. “Giovani sempre teve admiração pelo Instituto. Essa homenagem chega como uma forma de compensá-lo pela determinação e empenho que ele dedicou como funcionário do Campus Arinos. Ele sempre acreditou nos jovens e nos estudos, pois veio de uma família simples e com muito esforço e dedicação ele encontrou o caminho dele”, concluiu a esposa do homenageado.

Edna, ainda deixou um recado para os funcionários de todo o Instituto, “incentivem sempre os jovens a idealizarem os sonhos deles e lutarem por eles. O Instituto é amplo e abre oportunidades para isso.”

Confira algumas fotos do evento:

Arinos descerramento placa

Arinos placa Edna

Arinos integrantes do centro de convivencia