Portal IFNMG - IFNMG-Campus Januária intensifica técnica correta de lavagem das mãos na prevenção de doenças contagiosas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 11h51 | Última atualização em Quarta, 25 de Março de 2020, 17h08

CAMPANHA CORONA VÍRUS 2.jpg

Os discentes do 1º módulo do curso Técnico em Enfermagem, Campus Januária, realizaram, em ambiente escolar, uma atividade educativa, versando sobre a relevância da higienização das mãos e sua função no bloqueio de infecção cruzada. Orientados pela Profa. Dra. Thatiane Lopes Oliveira, os alunos desenvolveram cartilhas informativas que abordam a importância e necessidade da lavagem das mãos.

O objetivo da proposta foi orientar os discentes e comunidade sobre a relevância do ato e realização correta da técnica. Objetivou-se ainda trabalhar com os educandos o desenvolvimento de habilidades que proporcionem a execução de atividades educativas, visto que, os educandos, futuramente, irão laborar em diferentes contextos e, para isso, é importante a aquisição de conhecimentos visando à prevenção de doenças e promoção da saúde num contexto de educação, com foco comunitário.

Segundo a professora, “a boa higiene das mãos, executada no momento certo e de maneira correta, pode prevenir infecção e evitar doenças, num contexto de iminente pandemia da Codiv-19 (doença causada pelo novo Coronavírus)”. A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como a medida mais simples, de baixo custo e com maior impacto para a prevenção de alguns contágios.

Atualmente, a temática concernente ao coronavírus é destaque na saúde pública global e por isso é de suma importância, o conhecimento sobre a técnica correta de higienização das mãos na prevenção dessa doença. Outras doenças como sarampo, gripe, hepatite A, conjuntivite também são altamente contagiosas e a simples lavagem das mãos pode prevenir a transmissão cruzada desses patógenos.

Higienização mãos.jpg

Assim, o ideal é lavar as mãos frequentemente com água e sabonete, por pelo menos 40 segundos e, se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos do tipo álcool gel 70%, por pelo menos 20 segundos.

CAMPANHA CORONA VÍRUS 6.jpg

Confira Vídeo sobre a correta lavagem das mãos aqui !