Portal IFNMG - IFNMG adere à campanha do Maio Amarelo; palestra será realizada nessa sexta-feira, 12, no Campus Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 10 de Maio de 2017, 17h23 | Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2017, 12h55

Maio Amarelo Artigo Completo

Diminuir os índices de acidentes no trânsito é o objetivo da campanha #MinhaEscolhaFazADirefença – Maio Amarelo, Atenção pela Vida. O IFNMG decidiu abraçar a causa e aceitou o convite da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) para participar das ações que serão desenvolvidas na cidade para conscientizar motoristas em relação às práticas que promovem a segurança no trânsito.

Nessa sexta-feira, dia 12, às 9h da manhã, no IFNMG-Campus Montes Claros, haverá uma palestra sobre o movimento. Estão convidados a participar todos os servidores e alunos do Instituto.

Segundo a coordenadora de Programas, Projetos e Registros da Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG, Ângela Gama, é importante que o Instituto se envolva em movimentos dessa natureza, principalmente por ser uma instituição de ensino. “A educação não se limita aos conteúdos ministrados em sala de aula. Precisamos compreender que a educação também se relaciona com a formação de uma conduta cidadã. Se ainda nos deparamos com altos índices de acidentes por causa de comportamentos inadequados, precisamos, então, reaprender a ter responsabilidade no trânsito”, defende a servidora.

Entre os comportamentos que a campanha faz referência, destacam-se: usar o celular, beber, ultrapassar a velocidade permitida e não usar o cinto de segurança. Tais práticas são observadas em todos o mundo, daí a amplitude do movimento, que conta com o apoio de diversos organismos nacionais e internacionais.

Em Montes Claros, já estão agendadas as ações de sensibilização, como blitze educativas, palestras e uma caminhada como tema “Paz no Trânsito”, que será realizada no dia 20 de maio a partir das 7h30 da manhã. A concentração será em frente a Praça da Catedral de Montes Claros.

O laço amarelo

O símbolo do movimento, o laço na cor amarela, tem inspiração na proposta de sensibilização de outras campanhas, como as de combate ao câncer e de conscientização contra o vírus HIV. O amarelo remete ao sinal amarelo do semáforo que é a cor de advertência no trânsito.

Clique aqui para saber mais sobre o Maio Amarelo.