Portal IFNMG - Engenharia Química apresenta trabalho no COBEQ IC Ir direto para menu de acessibilidade.

Engenharia Química apresenta trabalho no COBEQ IC

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 22h10 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 22h15

110817 eq1

Um grupo de acadêmicos da Engenharia Química do Campus Montes Claros particicpou do Congresso Brasileiro de Engenharia Química para Iniciação Científica (COBEQ IC), evento bienal que a cada edição é sediado em uma universidade brasileira diferente. Neste ano, o COBEQ IC foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento teve como objetivo expor trabalhos de acadêmicos de Engenharia Química desenvolvidos em programas de iniciação científica. Os trabalhos foram apresentados em pôster ou oralmente, e foram publicados nos anais do evento.

O evento contou com cerca 600 acadêmicos de diversas regiões do país, com trabalhos das mais diferentes áreas de abrangência da Engenharia Química. Tal diversidade permitiu uma troca de experiência singular que contribuiu de forma muito significante para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos participantes.

Além da exposição de trabalhos, o COBEQ IC contou com duas palestras: “Processo de P&D e a Inovação na Indústria”, ministrada pelo Engenheiro Químico e Doutor José Luiz Zotin, e “Aplicação do conceito de biorrefinaria a estações de tratamento biológico de águas residuárias”, ministrada pelo Engenheiro Ambiental e Mestre em Geociências e Meio Ambiente Lucas Tadeu Fuess.

Os experimentos que geraram o trabalho foram realizados em um dos módulos de fluidodinâmica no laboratório de Engenharia Química. Os dados foram comparados com a simulação gerada na versão acadêmica do ANSYS CFX, software de fluidodinâmica computacional (CFD em inglês).

Título do Trabalho: Validação do perfil de velocidade do escoamento de um duto circular utilizando o software de simulação ANSYS CFX
Autores: Victor Felipe Arthur Coutinho Ladeia, Rosilanny Soares Carvalho, Anna Clara Marques de Queiroz, João Carlos Gonçalves.
Apresentado por: Victor Ladeia
Nome do Evento: Congresso Brasileiro de Engenharia Química para Iniciação Científica (COBEQ – IC)
Data: 16 a 19 de julho.
Local: UFSCar – São Carlos – SP.

110817 eq2

110817 eq3

Módulo experimental utilizado.

110817 eq4

Objeto virtual para simulação (malha).

110817 eq5

Resultado da simulação.