Portal IFNMG - Aberta chamada para Professores do Futuro III, com capacitação na Finlândia Ir direto para menu de acessibilidade.

Aberta chamada para Professores do Futuro III, com capacitação na Finlândia

Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2015, 09h48 | Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2016, 10h49

Docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica têm nova oportunidade de capacitação internacional

Professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica interessados em participar da  chamada pública do Programa Professores para o Futuro III devem enviar suas propostas até 25 de janeiro de 2016. O programa, parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferecerá oportunidade de capacitação na Finlândia.

O objetivo é selecionar e apoiar propostas de professores da Rede Federal voltadas à efetiva integração entre a oferta de ensino profissional e tecnológico e de pesquisa aplicada da Rede com as demandas de inovação do setor produtivo. O conhecimento obtido deverá ser aplicado nos institutos federais.
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 2,8 milhões, oriundos do Ministério da Educação, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq.

Os professores passarão por capacitação de três meses nas universidades de ciências aplicadas Häme University of Applied Sciences (HAMK) ouTampere University of Applied Sciences (TAMK), instituições finlandesas de ensino técnico e tecnológico com atuação pedagógica de referência e marcante interação com o setor produtivo. Depois, terão até cinco meses para executar os projetos em suas instituições de origem, no Brasil.

O envio das propostas ao CNPq deve ser feito exclusivamente por meio do Formulário de Propostas on line, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo desta chamada pública podem ser obtidos pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelo telefone 0800 61 9697.

Acesse aqui o edital da chamada pública.

IFNMG na Finlândia

O IFNMG esteve representado nas duas edições anteriores do Programa Professores para o Futuro, que já levou 65 docentes da Rede Federal para a Finlândia. Em 2014, foi pelo professor Hilton Galvão, então assessor de Relações Internacionais do Instituto. Já no primeiro semestre de 2015, foi por Vico Mendes Pereira Lima, professor do Campus Almenara.

Com informações do site do CNPq