Portal IFNMG - Pesquisa vencedora do SIC analisa licenciaturas sob a ótica de egressos do Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Pesquisa vencedora do SIC analisa licenciaturas sob a ótica de egressos do Campus Januária

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2016, 11h51 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2016, 08h54

Apresentação oral da pesquisa, no V SIC

“Uma análise dos cursos de licenciatura sob a ótica dos acadêmicos egressos do IFNMG-Campus Januária" é o título da pesquisa que garantiu ao acadêmico Evanylson Lopes de Araújo o primeiro lugar entre os trabalhos apresentados durante o V Seminário de Iniciação Científica (SIC) do Instituto, na área de Ciências Humanas.

O aluno do 7º período da licenciatura em Ciências Biológicas explica que o trabalho discute a formação de professores considerando a percepção do sujeito que escolheu a licenciatura como campo de formação profissional. “O objetivo foi analisar as concepções das licenciaturas a partir da percepção do egresso. A contribuição dele é de grande importância para propiciar uma reflexão sobre uma formação que vá ao encontro dos anseios e necessidades do profissional que se está formando e da sociedade na qual irá atuar”, comenta.    

Segundo Evanylson, a pesquisa poderá ser utilizada como ponto de partida para reflexão e tomada de decisão em busca de novos rumos para os cursos, visando garantir o ingresso, a permanência e o sucesso dos acadêmicos nos cursos de formação de professores. O estudante afirma que os resultados poderão servir para promover a reflexão no Campus em que estuda e, até mesmo, no Campus Salinas, que também oferta licenciaturas.

A pesquisa vencedora do SIC foi desenvolvida sob a orientação da professora Joelma de Fátima Mendes Bandeira e tem coautoria do professor Cláudio Wilson dos Santos Pereira, ambos do Campus Januária.

Prof. Cláudio, Evanylson e profª Joelma trabalham no projeto de pesquisa

Primeira experiência

O V SIC foi o primeiro evento de iniciação científica de que Evanylson participou, com a apresentação oral de sua pesquisa e, no final, a premiação. O estudante se envolveu com a iniciação científica no 5º período da graduação, desenvolvendo o projeto que deu origem ao trabalho apresentado no SIC. O convite partiu da professora Joelma, que, em sua opinião, é uma das grandes incentivadoras da pesquisa nos cursos de licenciatura do Campus Januária. “Desde o início, ela acreditou no meu potencial como futuro professor pesquisador, o que me motivou a aprimorar a minha prática docente através do envolvimento com a pesquisa”, lembra.

Para Evanylson, a iniciação científica está sendo de grande importância para sua formação acadêmica, possibilitando um olhar específico para as demandas sociais e ambientais da região e, consequentemente, contribuindo para o aprimoramento da sua prática docente. “Pude notar que a pesquisa no ensino superior não é um mero ato para o enriquecimento do currículo, mas uma possibilidade viável para promover a transformação de uma realidade em nosso meio.”     

Atualmente o acadêmico é voluntário do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica Voluntária (PICV), colaborando com o desenvolvimento do projeto "As graduações no contexto do Campus de Januária (IFNMG): Uma análise dos cursos sob a ótica dos acadêmicos egressos", orientado pela professora Joelma. Foi selecionado, também, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para desenvolver o projeto "Análise do potencial fitorremediador de duas espécies nativas do Cerrado (Plumbago scandens L. e Myracrodruon urundeuva Allemão) cultivadas em solos contaminados por chumbo", orientado pela professora Tattiane Gomes Costa.     
     
   

Fim do conteúdo da página