Portal IFNMG - Professor do IFNMG-Campus Almenara lança primeiro livro da carreira Ir direto para menu de acessibilidade.

Professor do IFNMG-Campus Almenara lança primeiro livro da carreira

Publicado: Terça, 19 de Julho de 2016, 18h06 | Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2016, 16h49
imagem sem descrição.

A Flauta de Ayêra, Réquiem, Fraterno Maestro, A Pena de São Francisco Sales, Vende-se amor, O sítio da estação, Micareta, No lixão, e Um são os contos que compõem “Vende-se amor”, o primeiro livro do escritor montes-clarense Olden Hugo Silva Farias, professor do IFNMG-Campus Almenara.

O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (18/07) em Montes Claros e contou com a presença de docentes, escritores, alunos, amigos e familiares. Todos demonstraram bastante emoção em prestigiar o sonho do professor Olden sendo concretizado. “Olden tem uma sensibilidade muito grande, eu consigo ler a alma dele em cada conto, uma alma belíssima, reflexo de uma vida generosa e simples”, disse a irmã Juliana Aparecida Silva Farias.

Outra irmã de Olden, Daniela Farias, também ressaltou a simplicidade do irmão, do qual ela se orgulha muito: “Pra gente é um orgulho muito grande, pois sabemos de todas as dificuldades que nossa família passou. Agora, vamos agurdar a publicação de sua gramática”.

Dificuldades que foram relatadas pelo próprio Hugo durante a noite de prosa ao lado do amigo Márcio Morais, que também fez o lançamento do livro de crônicas “Ler-se(r)”. Olden contou que uma forma de driblar as dificuldades foi escrever contos e inscrevê-los em concurso literários. “Escrever pode ser uma profissão”, disse o que pensou quando começou a ser premiado pelos textos que escreveu.

Trajetória reconhecida

Olden foi além. Formou-se em letras-português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), fez mestrado em linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuou nos principais colégios particulares de Montes Claros. Olden ainda é músico e estudou no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez.

A mãe, Irene Silva Farias, era só alegria. “Eu me sinto muito feliz, muito realizada, o sonho dele era o meu sonho”, afirmou dona Irene.

Foto 2 Lançamento

Querido por amigos e familiares, Olden também é um exemplo para seus alunos, que fizeram questão de prestigiar o lançamento do livro. As alunas Lorena Mares e Gabriela Feitosa, do IFNMG-Campus Almenara, deslocaram 458 km só para participar do lançamento. O motivo? Elas explicam. “Além de ser um ótimo professor, Olden é amigo. Eu não gostava muito de português e com ele eu passei a amar e reconhecer a importância dessa disciplina”, enfatizou Lorena, do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.

Gabriela, do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, não pensa diferente: “É um excelente professor. Ele mescla bem sensibilidade e cotidiano”.

A professora de português Eva Cunegundes revelou ao fim da “Noite de Prosa” a emoção que é ver seus ex-alunos cativando e emocionando o mundo por meio da literatura. “Eu ensinei vocês e com vocês hoje eu aprendo”, afirmou Eva.