Portal IFNMG - Semana da Licenciatura em Física reunirá grandes nomes do ensino de Ciências no Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 12h02 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2016, 12h02

Cerca de 300 pessoas estarão reunidas nesta semana, entre os dias 24 e 26, no IFNMG-Campus Salinas, para a III Semana da Licenciatura em Física (Selfís). Serão pesquisadores e estudantes de licenciatura em Física e áreas afins, além de professores das escolas de educação básica, públicas e privadas, de Física e Ciências Naturais.

Com o tema “Ensino de Física: currículo e processos de aprendizagem", o evento terá na programação mostra de pôsteres, palestras, minicursos e oficinas. Da programação, o coordenador do evento, professor José Antônio Duarte Santos, destaca as palestras de abertura e encerramento.

Na palestra de abertura, “Ensino por investigação e as práticas epistêmicas: mudanças no currículo e a aprendizagem”, a professora Lúcia Helena Sasseron, da USP (Universidade de São Paulo), abordará o ensino por investigação, metodologia que pode ser utilizada para ensinar Física e as demais ciências da natureza.

No encerramento, o professor de Física Éder Pires de Camargo falará sobre “O desafio da inclusão social no ensino de Ciências”. Ele é o primeiro professor emérito de universidade brasileira com  deficiência visual. Éder trabalha na Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Campus Ilha Solteira.

Expectativas

Os organizadores aguardam caravanas vindas do IFNMG-Campus Januária e de Uberaba, além participantes de cidades mineiras, como Curvelo, Sete Lagoas, Bambuí e Montes Claros, e baianas, a exemplo de Amargosa, Itapetinga, Jequié, Vitória da Conquista e Salvador. E as expectativas quanto ao sucesso do III Selfís são grandes.

“Salinas está localizada numa região muito afastada de grandes centros, onde acontecem os eventos. Reunir tantos pesquisadores num mesmo local para falar de diversos temas sobre o ensino de Física é uma oportunidade que não podemos perder. É gratificante conhecer e dialogar com os autores que utilizamos como referência em nossos trabalhos”, comenta o professor José Antônio. “A expectativa é que o evento possa se consolidar ainda mais na região e buscar o crescimento de forma planejada e organizada”, acrescenta o coordenador.

Organização

A III Selfís é um evento organizado por professores e estudantes do IFNMG, uma parceria entre os Campi Januária e Salinas, e conta com a colaboração do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

Mais informações: http://selfis2016.blogspot.com.br e https://www.facebook.com/1semanaacademica