Portal IFNMG - Campus Almenara realiza I Mostra de Danças; o tema foi Danças Brasileiras Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Almenara realiza I Mostra de Danças; o tema foi Danças Brasileiras

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 16h21 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 16h33
imagem sem descrição.

A I Mostra de Danças, do IFNMG-Campus Almenara, com o tema Danças Brasileiras, atraiu pais, professores, alunos e toda a comunidade para o ginásio poliesportivo do Campus Almenara. Por meio da expressão corporal dos alunos, o público vivenciou a riqueza cultural do país.

Os professores de Educação Física, Pedro Henrique Prado da Silva e Sueli Fernandes Guimarães, acreditam e defendem a importância da dança e dos elementos da arte como conteúdos da educação física escolar e como fundamentais para a formação dos alunos. Para os professores, trabalhos como esse demonstram que a educação ultrapassa a formação conteudística apenas, mas tão importante quanto é uma educação sensível, artística, que desenvolva os sentidos, os corpos, a criticidade e reflexão dos nossos estudantes. "Esperamos que esse evento seja uma referência no município como memória e incentivador da cultura popular local”, enfatizou o professor Pedro.

Ainda segundo o professor Pedro, "a temática foi pensada com o intuito de proporcionar uma vivência em outros campos da Cultura do Movimento, que não só os esportes. O desenvolvimento com a dança supera a elaboração de movimentos coordenados e ritmados dos estudantes, vai além, promove o resgate da memória da cultura popular, o planejamento e organização das coreografias em grupo, a experiência com movimentos e ritmos de culturas diferentes das suas e etc. Hoje, nós superamos as expectativas. Os estudantes conseguiram realizar apresentações magníficas e passar para o público o quanto a dança é cativante e uma ferramenta importante na formação humana."

Trabalho em equipe

As turmas trabalharam em grupo, criaram, foram além dos limites, romperam barreiras e preconceitos e se dedicaram nos ensaios para mostrarem o melhor. Os olhos dos presentes brilharam com os resultados destes esforços. "Foi simplesmente espetacular! Uma experiência maravilhosa que meus colegas e eu vamos gravar na mente e no coração por toda a vida; que venham as próximas Mostras de Dança, para os alunos que ingressaram aqui no ensino médio possam vivenciar o que vivi e senti aqui hoje”, disse a aluna Jéssica Medina, do 3º ano do curso técnico em Agropecuária.

Os preconceitos associados ao corpo e às práticas expressivas como dança, o expressar-se no individual e no coletivo, o sexismo, as diversas manifestações culturais e a questão de gênero são temas importantes e necessitam de serem trabalhados no âmbito escolar. Durante o 2º trimestre, os estudantes dos cursos técnico de Nível Médio em Zootecnia, Agropecuária e Informática dos 1º, 2º e 3º anos vivenciaram nas aulas teórico/práticas de educação física o conteúdo dança, desde a sua historicidade, as teorias, os tipos de dança, pesquisas sobre a cultura brasileira, principalmente as danças folclóricas das 5 regiões do país, exploraram também a cultura local e do Vale do Jequitinhonha. A intenção não foi formar bailarinos, mas mostrar como o universo da expressão corporal é rico e pode ser explorado nas aulas, para além dos conteúdos esportivos.

Mostra de Dança Olinda

A professora Sueli Guimarães era só orgulho, incontáveis vezes a emoção transbordou nos seus olhos ao se expressar: "Foi muito gratificante o evento, momentos de muita emoção ao ver a cultura do Vale do Jequitinhonha ser representada por nossos estudantes. As danças folclóricas das regiões brasileiras foram vivenciadas de forma criativa e bela por eles. As turmas se empenharam e o sucesso da Mostra de Dança é fruto de um trabalho desenvolvido de corpo e alma na rotina escolar. Práticas pedagógicas que permitem a expressão corporal e a vivência cultural dos estudantes refletem na educação de indivíduos mais criativos e críticos sobre seu próprio povo e cultura”, argumenta a professora.

Ela ainda defende que essas intervenções culturais na escola servem como exemplo de como a atual reforma do ensino médio é equivocada (ou proposital), pois essas áreas do conhecimento proporcionam criticidade e transformação no modo de agir e pensar das pessoas. “Parabéns a todos e todas estudantes do Campus Almenara. Estou profundamente orgulhosa e honrada por fazer parte desta equipe tão empenhada numa educação pública de qualidade”, comemora Sueli.  Que venha a II Mostra de Dança!

Confira todas as fotos e vídeos na página do Facebook do Campus Almenara.

Fonte: Comunicação IFNMG-Campus Almenara (Adaptado)