Portal IFNMG - Dada a largada para o Jifenmg 2017 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Dada a largada para o Jifenmg 2017

Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 16h02 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 16h38
Jifenmg 2016 foi realizando no IFNMG-Campus Arinos. Neste ano, a quarta edição será realizada no Campus Pirapora. A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem do evento
imagem sem descrição.

De 03 a 08 de julho, será realizada a 4ª edição dos Jogos Intercampi do IFNMG (Jifenmg). Pela primeira vez, o evento será sediado no IFNMG - Campus Pirapora. A expectativa é que participem mais de 400 estudantes-atletas, dos 11 campi do IFNMG. As disputas serão em dez modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, natação, voleibol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, futebol de campo e xadrez.

Para a pró-reitora de Extensão do IFNMG, professora Maria Araci Magalhães, os Jogos se consolidaram como um grande evento do Instituto e que a cada ano vem crescendo em organização e em número de participantes, sempre cumprindo com sua missão de promover a formação humana através do esporte, de integrar os campi e de fomentar a prática esportiva. "Pela sua grandeza e importância, a realização do Jifenmg é sempre um grande desafio e envolve muito empenho dos organizadores e dos atletas, mas sempre vale a pena. Neste ano, será uma honra levar o Jifenmg para o Campus Pirapora, que participa com muita seriedade e comprometimento desde a primeira edição dos Jogos", ressalta Araci.  

Além de valorizar a cidade e a região do Norte de Minas, a diretora do Campus Pirapora, Joaquina Nobre,  espera que  os jogos proporcionem uma integração entre alunos, servidores e comunidade. "A nossa expectativa é trazer uma grande movimentação para o Campus, promovendo o intercâmbio socioesportivo entre os alunos e a concretização do exercício da cidadania". E a movimentação da comunidade já vai começar: em breve será publicado o edital para o concurso de escolha da mascote do evento. 

Conquistas positivas

O professor de educação física do IFNMG - Campus Pirapora e membro da Comissão Organizadora dos Jogos, André Lacerda,  considera o Jifenmg um evento de suma importância não só para os alunos do Instituto, mas para toda a cidade. “Possivelmente será o maior evento esportivo de Pirapora neste ano”, destaca o servidor, ressaltando que o Jifenmg vai movimentar a economia da cidade, já que durante os seis dias mais de 500 pessoas, entre alunos e servidores, vão ficar hospedados nos hotéis do município e vão movimentar o comércio local. 

Disciplina, respeito, hierarquia e qualidade de vida são os frutos, segundo o professor André, da prática esportiva, tanto no contexto educacional, quanto pessoal e profissional. “Eu vejo o esporte hoje como uma ferramenta auxiliar na formação. A gente vive numa sociedade em que se percebe uma grande falta de valores, e o esporte tem o poder de resgatá-los”, defende o professor. 

No ano passado, mais de 400 estudantes participaram da 3ª edição dos Jogos Intercampi do IFNMG no Campus Arinos, no Noroeste de Minas. A 2ª edição foi realizada no Campus Salinas e a 1ª no Campus Januária. Os Jogos são uma realização da Pró-Reitoria de Extensão com organização dos professores de educação física dos campi. 

Os vencedores do Jifenmg serão premiados com troféus e medalhas, e o campeão de cada modalidade representará o IFNMG no Jogos dos Institutos Federais - JIF 2017 - Etapa Regional Sudeste.  

Fim do conteúdo da página