Portal IFNMG - Estudante do IFNMG-Campus Pirapora é aprovado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 17h33 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2017, 12h29
O acadêmico aprovado pelo MIT Daniel dos Santos e sua mãe, a professora Simone Rocha de Oliveira
imagem sem descrição.

O acadêmico Daniel Oliveira dos Santos, que cursa Sistemas de Informação no IFNMG-Campus Pirapora, foi aprovado no maior centro de tecnologia do mundo: o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), localizado na cidade de Cambridge, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

O resultado foi divulgado no dia 14 de janeiro, mas só agora Daniel resolveu revelar a aprovação. “Não quis falar para ninguém por algumas questões pessoais. Eu não queria muita atenção ou divulgação, acho que poderia me atrapalhar em muitas coisas ou tirar meu foco, já que na época estava no final do meu período na faculdade. Também segui um conselho de minha mãe”, justificou o estudante.

Realmente, quem passa no MIT não tem como fugir dos holofotes, já que a universidade é uma das mais prestigiadas e seletivas do mundo.

Para a diretora-geral do IFNMG-Campus Pirapora, Joaquina Aparecida Nobre, afirmou que a aprovação representa a força do IFNMG ultrapassando as barreiras nacionais. “Estamos extremamente orgulhosos do sucesso do nosso aluno na seleção do MIT no curso de Ciência da Computação. O esforço e a dedicação resultaram na vitória. É uma grande oportunidade para a formação profissional em um mundo de constantes mudanças e desafios tecnológicos. Além disso, concretiza a ideia de inter-relação com a indústria, academia e a sociedade, desenvolvendo habilidades em um time de trabalho que reúne talentos de várias partes do mundo”, salientou a diretora.

Dedicação

O estudante passou por três etapas de avaliação, todas realizadas no Brasil. “Eu não esperava passar, mas quando passei na primeira etapa, resolvi me dedicar ainda mais. Eu agradeço muito ao IFNMG por essa aprovação, pois tudo o que aprendi no ensino médio eu utilizei nas provas”.

Lista de Aprovados copiar

Daniel tirou a segunda maior nota para o curso de Ciências da Computação no MIT

O esforço de Daniel, que fez curso técnico em informática no IFNMG, integrado ao ensino médio, é reconhecido pelos seus professores. “Ele é um aluno muito responsável com seu compromissos e não fica restrito ao bom desempenho acadêmico. Ele sempre buscou participar dos projetos de pesquisa e extensão. É muito comum encontrá-lo fora do horário das aulas, na biblioteca e nos corredores do Instituto”, destacou o professor de informática Alessandro Carneiro Ribeiro.

A participação em atividades extraclasse e projetos de iniciação científica foi fundamental para que Daniel fosse aceito pelo MIT. “Não teria adiantado passar nas etapas se eu não tivesse essa experiência”, disse. Toda a dedicação não impede que seja, ainda, atleta de handebol do IFNMG.

Segundo o aprovado, todo o esforço tem sua recompensa. Na sua página no Facebook, compartilhou sua alegria: “Quando falam que você não consegue alcançar seus sonhos, isso é apenas mais uma motivação para prosseguir. Só tenho que agradecer a Deus por permitir estar alcançando meus objetivos. Hoje posso falar que cada noite que não dormi, cada dia passando estudando, cada sacrífico feito, valeu a pena”.

Daniel terá que ter um pouco mais de paciência e dedicação, já que precisa dominar a língua inglesa. As fases realizadas no Brasil exigiam um inglês mais técnico. O MIT concedeu 4 anos para ele se preparar e realizar a última avaliação, que consiste no teste Toefl, exame que mensura a habilidade de entender e usar o inglês no âmbito acadêmico. Assim, a admissão do estudante estará completa.