Portal IFNMG - IV Selfís abre inscrições para submissão de trabalhos; evento será realizado de 09 a 11 de outubro no IFNMG-Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2017, 17h17 | Última atualização em Quarta, 10 de Maio de 2017, 17h51

Cartaz Selfís 2017

Até o dia 07 de junho, estudantes, professores e pesquisadores podem submeter trabalhos para a IV Semana da Licenciatura em Física, realizada pelo IFNMG-Campus Salinas. Com o tema “Inovação, tecnologia e o ensino de Física na contemporaneidade", a quarta edição da Selfís está sendo organizada por professores, estudantes e egressos do Instituto, numa parceria entre os campi Januária e Salinas. Além disso, a Semana conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Para a submissão de trabalhos no evento, é necessário fazer uma pré-inscrição. Poderão ser propostos resumos, oficinas e minicursos. As normas de submissão estão disponíveis no site do evento. Para participação no evento será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00. Estão isentos dessa taxa palestrantes, conferencistas, ministrantes de minicursos e oficinas, membros da comissão organizadora e professores de escolas públicas estaduais e municipais.

Clique aqui para fazer sua pré-inscrição.

Organização a todo o vapor

A comissão organizadora do IV Selfís está empenhada em trazer à tona durante os três dias de realização do evento discussões atreladas ao processo de ensino-aprendizagem e aos estudos e às pesquisas que vêm sendo desenvolvidos sobre a física e áreas afins.

O presidente da comissão, professor e físico José Antônio Duarte Santos, destaca que há um senso comum na sociedade de que matérias das áreas de exatas são difíceis. “Isso ocorre devido a uma série de fatores. Uma das abordagens que sempre foi discutida em todas as edições da Selfís consiste em descobrir quais são esses possíveis fatores, a fim de que possamos refletir e discutir propostas de mudar a realidade. Por meio dos trabalhos apresentados e das atividades desenvolvidas nas outras edições do Selfís, já é possível vislumbrar um avanço em relação às metodologias aplicadas em sala de aula”, afirma o professor.

Para o vice-presidente da comissão, professor Alisson Marques de Miranda, o evento é uma oportunidade de reunir em um mesmo ambiente estudantes e pesquisadores para trocar informações sobre o ensino de Física, estreitar laços e analisar problemas reincidentes em física por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos. “A oferta de um evento na área de ensino de Física oportunizará uma formação continuada, fundamental para a profissão docente. Além disso, o evento é bastante importante por ser um dos poucos eventos de ensino de Física realizado na região”, informa Alisson.

Os organizadores esperam superar o número de participantes dos anos anteriores, que reuniram, aproximadamente, 300 pessoas em cada edição, entre ouvintes e participantes que apresentaram trabalhos. Em 2016, o Selfís recebeu a submissão de 70 trabalhos de pesquisadores vinculados a instituições de várias regiões do Brasil. Desse número de inscritos, 50 foram aprovados para apresentação.

Clique aqui para acessar o site do Selfís 2017.

Curta a página oficial do Selfís no FacebookCurta a página oficial do Selfís no Facebook.