Portal IFNMG - Enap em Rede: Servidores concluem curso de elaboração de projetos Ir direto para menu de acessibilidade.

Enap em Rede: Servidores concluem curso de elaboração de projetos

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 16h50 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2017, 17h00
30 servidores públicos municipais, estaduais e federais foram capacitados para elaborar projetos

Servidores públicos de prefeituras, Superintendências de Ensino e universidades federais se juntaram a servidores de 11 unidades do IFNMG para uma capacitação de uma semana em elaboração de projetos para todas as áreas profissionais. O curso, realizado de 8 a 12 de maio na Unimontes, em Montes Claros, faz parte do programa Enap em Rede, desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Instituto para capacitação de servidores e foi ministrado por Antônio Alberto Grossi Fortes, que é auditor fiscal da Receita Federal a serviço da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e possui ampla experiência profissional e docente na área de fiscalização e elaboração de projetos.

Em linhas gerais, o curso discutiu aspectos, problemas e situações encontrados na elaboração de projetos e capacitou os participantes para todo o processo dessa elaboração, seja de projetos simples ou complexos, de curto ou longo prazo e de produto, ação, serviço ou obra. Além da parte teórica, os participantes foram divididos em grupos para proposição de projetos para a Administração Pública, realizando todas etapas da elaboração, como desenvolvimento do termo de abertura, plano de gerenciamento do projeto, estrutura analítica, cronograma e gerenciamento de riscos. As fases de execução, monitoramento e encerramento de projetos são trabalhados em outros cursos oferecidos pela Enap.

Para o participante Bruno De Felippo, a capacitação será de grande valia para auxiliar a prefeitura de Botumirim, na qual exerce a função de controlador geral. “O Fundo de Participação dos Municípios que recebemos paga praticamente só as despesas operacionais. Para conseguir qualquer convênio e dinheiro externo é necessário fazer um projeto, e aqui aprendemos todas as fases para fazer um bom projeto”, ressaltou Bruno.

site curso enap2

Foto: O professor Antônio Alberto Fortes e o participante Bruno de Felippo

O servidor do IFNMG, Heverton Schimidt, que atualmente exerce a função de coordenador de almoxarifado, patrimônio e transporte do Campus Teófilo Otoni, destacou a importância do curso para as instituições públicas servirem a população com mais eficiência. “É preciso ter um ótimo planejamento para atender as demandas do público. Esse curso contribui com isso ao nos dar subsídios técnicos apurados para mensurar e atender essas demandas de maneira eficiente a partir de projetos”, destacou Heverton.

Esse foi o sexto curso ministrado pelo Enap em Rede em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas do IFNMG e contou com a participação de 30 servidores públicos de diferentes instituições.