Portal IFNMG - Sistema informatizado facilitará a gestão dos trabalhos de Extensão do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Sistema informatizado facilitará a gestão dos trabalhos de Extensão do IFNMG

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 12h14 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2017, 09h18
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Extensão dará adeus ao acúmulo de papéis e à sobrecarga de serviços operacionais. É que o IFNMG vai adotar o Sistema Unificado de Administração Pública, o SUAP. Trata-se de um sistema desenvolvido pela equipe da Diretoria de Gestão de TI do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que visa otimizar a gestão.

A implantação do SUAP será possível graças a um termo de cooperação técnica entre os dois Institutos que foi viabilizado numa parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

Segundo o servidor Alisson Vieira, analista de Tecnologia da Informação do Instituto, “a estrutura do sistema é modular, tendo em vista uma perspectiva multicampi. Dispõe de funcionalidades para auxílio das atividades de gestão de pessoas, controle patrimonial, gerenciamento de almoxarifado, gestão de projetos de extensão e pesquisa, frota de veículos, entre outros”.

Otimização

A pró-reitora de Extensão do IFNMG, professora Maria Araci Magalhães, destaca que o sistema vai transformar o gerenciamento dos editais da Extensão, melhorando os processos. “Além de contribuir para um mundo mais sustentável, por meio da economicidade em virtude da redução de papéis, o Suap vai desburocratizar os processos, facilitando os fluxos de demandas na Extensão”, informa. Isso significa que, por exemplo, ao submeter um projeto de extensão, o coordenador não precisará enviar impressos os documentos para a Reitoria. Bastará cadastrar no sistema.

A expectativa do IFNMG é que o SUAP já esteja disponível a partir do segundo semestre deste ano. Por isso, nos dias 31 de maio e 01 de junho foi realizado um treinamento com todos os coordenadores de Extensão, a fim de que eles possa estar preparados para usar a plataforma. Durante os dois dias, foi possível apresentar aos presentes uma visão geral do sistema e desenvolver atividades práticas para o correto uso do módulo. “Os coordenadores de extensão serão responsáveis por replicar o conhecimento adquirido para os colegas nos campi”, destaca o analista de TI.

Foto 2 Suap

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional (Prodi), Alisson Magalhães Castro, o SUAP representa uma conquista do IFNMG e a constante profissionalização dos serviços. “O SUAP vem num momento muito importante pois traz agilidade, gerenciamento e dinamização dos processos. Conseguimos avançar no entendimento que o Suap maximizará o trabalho. Assim, toda a Extensão do IFNMG trabalhará norteada por um gerenciamento estratégico em vez de operacional”, argumenta o pró-reitor.