Portal IFNMG - Abertas inscrições para Exame que dá certificação no ensino médio; IFNMG é instituição certificadora Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições para Exame que dá certificação no ensino médio; IFNMG é instituição certificadora

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 11h15 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2017, 16h49

Estão abertas desta segunda-feira (07/08) até o dia 18 de agosto as inscrições para interessados em realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), um exame gratuito para pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental tanto no Brasil quanto no Exterior.

As inscrições podem ser realizadas no site do Encceja no Inep, que é responsável pela aplicação das provas.

As provas, anteriormente previstas para o dia 8 de outubro, serão realizadas no dia 22 de outubro, em diversas cidades de todo o país.

O candidato que alcançar pelo menos 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e pelo menos 5 pontos na redação, pode requerer a sua certificação de conclusão no nível que ainda não possui. O IFNMG, assim como todos os Institutos Federais, poderá emitir o certificado de nível médio usando os resultados individuais do Encceja. 

A partir deste ano, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não pode mais ser utilizada para fins de certificação no ensino médio.

Confira abaixo as áreas de conhecimento de cada prova:

a) Para o Ensino Fundamental:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
Matemática;
Historia e Geografia;
Ciências Naturais.

b) Para o Ensino Médio 
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
Matemática e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As cidades em Minas Gerais que aplicarão as provas são: Alfenas, Almenara, Araçuaí, Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Bocaiuva, Bom Despacho, Campo Belo, Capelinha, Carangola, Caratinga, Caxambu, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Esmeraldas, Espinosa, Governador Valadares, Guanhães, Ibirité, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itamarandiba, Itaúna, Ituiutaba, Janaúba, Januária, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Leopoldina, Manga, Manhuaçu, Mantena, Monte Carmelo, Montes Claros, Muriaé, Nanuque, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pedra Azul, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Luzia, Santos Dumont, São João del Rei, São Sebastiao do Paraíso, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Três Marias, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha, Vespasiano, Viçosa

Fim do conteúdo da página