Portal IFNMG - Cinco cursos superiores do IFNMG foram conceituados com nota quatro pelo MEC em 2017 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 18h08 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h24

Numa escala de um a cinco, foram classificados com nota quatro pelo Ministério da Educação (MEC) todos os cursos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) que receberam a primeira avaliação em 2017, atestando a qualidade dos projetos pedagógicos, infraestruturas e professores.

Os cursos avaliados em 2017 e que obtiveram nota quatro em sua primeira avaliação são:

- Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Almenara
- Administração – Campus Araçuaí
- Administração – Campus Arinos
- Ciência da Computação – Campus Montes Claros
- Engenharia Química – Campus Montes Claros

Para o pró-reitor de Ensino do IFNMG, professor Ricardo Magalhães Cardozo, estes resultados demonstram que o Instituto vem conseguindo cumprir com seu compromisso de oferecer cursos de ótima qualidade também no nível de graduação. “As boas notas demonstram o comprometimento dos nossos servidores com a oferta de educação superior de qualidade alicerçada no desenvolvimento regional. O IFNMG é uma instituição jovem e esses resultados contribuem para a nossa consolidação”, destacou.

Nesta semana, o Guia do Estudante divulgou que dez cursos superiores do Instituto foram conceituados com selo de qualidade e estarão em destaque na publicação de 2018, reforçando esta qualidade, este compromisso e esta consolidação do IFNMG citados pelo pró-reitor.

A avaliação

A primeira avaliação do MEC, que é feita quando o curso atinge entre 50% e 75% da matriz do curso em sua primeira oferta, é realizada com observação de normativas, documentos disponibilizados pela instituição e com visita in loco feita por uma comissão externa designada pelo MEC, sempre composta por dois avaliadores com formação na área do curso a ser avaliado. As análises são feitas basicamente sob três eixos: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica. A avaliação é condição necessária para o reconhecimento do curso junto ao MEC.