Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG participam da Olimpíada Brasileira de Agropecuária Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 14h28 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h24

Estudantes dos campi Araçuaí e Arinos participaram de 1 a 3 de setembro, em Barbacena, da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), organizada pelo IFSuldeMinas com o objetivo de estimular o ingresso de jovens em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras e estimulando a cooperação e a integração entre eles. Os representantes dos dois campi participaram das disputas e um grupo do Campus Araçuaí apresentou um número cultural de canto.

A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil e visa promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento regional, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

OBAP2

As Olimpíadas se dividem nas etapas virtual e presencial. A fase virtual oportuniza a participação de um número maior de participantes. A fase presencial, para as equipes classificadas, demanda elaboração de provas em uma cidade sede. No ano de 2016 O IFTM sediou na cidade de Uberlândia a sexta edição da OBAP. No ano de 2017 o IFsudeste organizou as provas no campus de Barbacena. A fase presencial promove a integração de equipes competidoras de escolas de todo país. Em Barbacena , 59 equipes estavam concentradas em provas práticas e escritas.

obap4

Cerimônia de Abertura. Foto: OBAP IF Sul de Minas - Flickr

Do campus Araçuaí, os estudantes do segundo ano do técnico integrado em Agroecologia, Iâmara Pereira dos Santos, Guilherme Santos Freire e Clarice Sodré, participaram com muito empenho da competição, acompanhados da professora Aureliane Araujo. O grupo de estudantes de Agroecologia de Araçuaí apresentou ainda um número cultural sobre o canto regional do Vale do Jequitinhonha na cerimônia de abertura. Do campus Arinos, participaram Emerson Luiz Aragão Andrade, Anderson Gouveia Durães e Thiago Barbosa da Fonseca, estudantes do terceiro ano do técnico integrado em Agropecuária, acompanhados do professor Manoel Xavier Júnior.

Obap3

Apresentação da Equipe do IFNMG - Campus Araçuaí, na Cerimôna de Abertura. Foto: OBAP IF Sul de Minas - Flickr

Para eles, a participação na etapa nacional da OBAP agregou novas experiências sobre os olhares, práticas e vivências no espaço rural de todo país.

obap1

Estudantes e professores do IFNMG - Campi Araçuaí e Arinos

No próximo ano as fases abarcarão povos de outros países da lingua portuguesa. Ao contemplar a proposta do Turismo Rural Sustentável a discussão sobre a pluriatividade no campo ganhou reflexões e para incremento de renda e novas atitudes. A expectativa é que mais equipes do IFNMG possam participar.

Para saber mais sobre a OBAP:

Página Oficial

Provas Teóricas

Provas Práticas

Fotos

Reportagem: Nivaldo Filho, Campus Araçuaí / Colaboração: Professora Aureliane Araújo, Campus Araçuaí.