Portal IFNMG - IFNMG receberá mais dois estudantes franceses; tutora dos intercambistas representou o Instituto na França Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 17h10 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2017, 17h13

A parceria que o IFNMG mantém com o Ministério da Agricultura da França está de vento em popa. Até o início de 2018, o Instituto receberá mais dois estudantes franceses. O intercâmbio é possível graças ao Programa Serviço Cívico, cujo objetivo é promover a integração social. O programa rege por um princípio motivacional, em que estudantes tornam-se voluntários para praticar ações de solidariedade tanto com a comunidade externa quanto com a comunidade acadêmica de uma instituição.

Os jovens que participam dessa missão recebem um incentivo financeiro do Ministério da Agricultura Francês. Já as instituições garantem alimentação e hospedagem. O programa tem ações recíprocas, ou seja, o IFNMG pode enviar estudantes brasileiros para a França e também pode receber alunos franceses no Brasil.

IFNMG em solo francês

A professora do IFNMG Tatiana Tozzi Martins Souza Rodrigues, na condição de tutora, foi convidada pelo Conselho Regional do Norte da França para participar do evento de entrega de certificados aos jovens franceses participantes do Serviço Cívico 2016, da reunião de tutores do projeto de 2017 e do “Cap Sur Le Monde”. A viagem foi realizada em outubro na cidade de Lille, na França, e foi custeada pelo governo francês Régio Hauste de France.

"Nesse evento, eu representei o IFNMG na condição de tutora dos próximos jovens que virão para o IFNMG-Campus Januária. Tive a oportunidade de falar sobre nossa instituição e sobre o plano de trabalho que os jovens desenvolverão durante quatro meses que estarão no Brasil. Também conheci os dois jovens que virão para nossa instituição. Participei da reunião de tutores onde tive oportunidade de conhecer outros tutores e aprender mais sobre o programa de serviço cívico", disse a professora, que é doutora em Fitopatologia/Agronomia.

Foto 2 Professora Tatiana

Aproximação

Tatiana foi recepcionada pela diretora das relações internacionais da Région Hauste de France, Karine Motte,  e pela representante da Rede Brasil, Fanny Oliveira. A Rede Brasil pertence ao Ministério da Agricultura da França. Fanny é brasileira, mas vive na França há muito tempo e está à frente da parceria já estabelecida entre os Liceus Franceses e o IFNMG. "Ambas não mediram esforços para dar o apoio necessário e demonstraram a importância da nossa ida representando o IFNMG", destacou a professora.

Para Tatiana, a presença do IFNMG foi muito valorizada. "A viagem e participação nessa série de evento aproximou nossa relação com os parceiros, criando maior confiabilidade em nosso trabalho. A Karine Motte deseja vir ao Brasil e fez questão de dizer que quer conhecer nossa reitoria e o Campus Januária. Ela pretender vir entre janeiro e fevereiro de 2018", informou a professora.