Portal IFNMG - Iniciadas as aulas do mestrado profissional em Educação, fruto do convênio entre o IFNMG e a UFVJM Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 16h22 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 15h36
Por meio do convênio, no total, 130 servidores se inscreveram, 34 participaram da segunda fase e 20 foram aprovados. Também houve servidores do IFNMG que foram aprovados na concorrência geral. É a terceira vez que a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG firma convênio com outras universidades
imagem sem descrição.

Os servidores do IFNMG que foram aprovados no mestrado  profissional em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) já começaram a se dedicar a essa nova fase da vida acadêmica. As disciplinas serão ministradas por módulos. O primeiro iniciou nessa segunda-feira, dia 20, com aulas que podem acontecer no Campus Diamantina ou Teófilo Otoni. Isso depende do orientador do mestrando.

Um dos aprovados é o servidor Vinícius Ferreira Faria, coordenador do Núcleo de Pós-Graduação do IFNMG. Vinícius tem motivos de sobra para comemorar: além de ter sido aprovado em primeiro lugar, colaborou para que o convênio se efetivasse.

"É importante porque é uma oportunidade de qualificação para os servidores, visto que hoje em dia o mestrado é normalmente muito concorrido. O convênio possibilita estimular os servidores do IFNMG a buscar a qualificação, tendo, ainda, a oportunidade de concorrer entre eles", diz o coordenador, que elaborou um projeto que investiga, justamente, os servidores do IFNMG que cursam pós-graduação stricto sensu.

Com a palavra, mais aprovados

A servidora Karine Andrade Fonseca elaborou o projeto "Aprendendo a gerenciar: Uma análise comparada de práticas de gestão inovadoras na visão dos gestores de instituições educacionais". Foi esse o tema que garantiu sua aprovação. Além de estar realizando um sonho pessoal, a servidora pretende ampliar seus conhecimentos, a fim de utilizá-los em prol do Instituto.

"Estou muito feliz com o ingresso no Programa de Pós Graduação em Educação. O mestrado era um sonho, e o IFNMG contribui para eu alcançá-lo. Nas primeiras aulas, já  percebi o quanto o programa irá contribuir para meu crescimento pessoal e profissional", afirma.

Quem também defende a importância do mestrado para a vida profissional é o servidor Thiago Machado e Andrade, aprovado em segundo lugar com o projeto "A gestão do IFNMG frente às causas da evasão nos cursos técnicos da modalidade de educação a distância". Thiago não tem dúvidas da importância do mestrado para a sua carreira no Instituto. "É uma excelente oportunidade de ampliar os meus conhecimentos com a possibilidade de auxiliar a gestão IFNMG, tendo em vista que é um mestrado profissional, bem como desenvolver a região na qual o IFNMG está inserido com os futuros resultados da minha pesquisa", argumenta.

Em defesa da qualificação

O mestrado profissional em Educação tem como área de concentração Educação e Gestão de Instituições Educacionais e as seguintes linhas de pesquisa: Gestão de instituições educacionais; Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais; Educação e tecnologias aplicadas em instituições educacionais; e Currículos, avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores.

É a terceira vez que a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG firma convênio com outras universidades. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e  a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) foram as pioneiras.