Portal IFNMG - Reitoria do IFNMG está em novo endereço Ir direto para menu de acessibilidade.

Reitoria do IFNMG está em novo endereço

Publicado: Quinta, 11 de Janeiro de 2018, 18h27 | Última atualização em Segunda, 15 de Janeiro de 2018, 14h37

Desde o início deste ano, os servidores de dois prédios alugados da Reitoria do IFNMG estão em processo de mudança. Agora, eles vão exercer suas funções em um novo prédio, que fica na rua Professor Monteiro Fonseca, nº 216, na Vila Brasília, próximo ao Mercado Municipal Christo Raeff.

“Teremos uma economia efetiva que chegará a aproximadamente 60 mil reais por mês, recurso este que poderá ser utilizado em outras ações do Instituto, tais como bolsas para alunos, servidores etc. E, em vez de ter três prédios, a Reitoria estará, em sua maioria, em um único lugar. Além disso, outro avanço importante diz respeito à dinâmica de trabalho, uma vez que vai melhorar a inter-relação entre os setores”, analisa o diretor-executivo e reitor substituto do IFNMG, André Luís Rabelo Cardoso.

A servidora Gabriella Saraiva Correa (foto abaixo), que trabalha na Pró-Reitoria de Pesquisa, também concorda com o diretor-executivo e considera que tanto o dia a dia profissional quanto as relações de trabalho tendem a melhorar.

Foto de Gabi para a matéria

“Gostei muito, pois os ambientes são mais iluminados e arejados. No outro prédio, ficávamos em um ambiente muito fechado, sem vista para a área externa. Este prédio é bastante espaçoso, melhor para circular. Gostei muito do espaço de convivência. Tudo isso colabora para a identificação do Instituto e para o melhor desempenho do nosso trabalho”, afirma a servidora.

É o que também pensa a secretária dos órgãos colegiados, Maria Aparecida Melo de Miranda. “Vamos estar todos juntos e muito bem instalados”.

Infraestrutura

O prédio tem cerca 3.500 m² e é constituído de 20 apartamentos, distribuídos em seis andares. Para atender à demanda do Instituto, o reitor substituto explica que estão sendo necessárias fazer algumas adequações estruturais, o que resultará em quase 100 salas, além de um auditório no espaço destinado à garagem, uma ampla sala de reuniões e uma ampla sala para videoconferência, além de um amplo espaço de convivência para os servidores fazerem suas refeições.

“Não estávamos mais com condições adequadas para exercermos nosso trabalho, principalmente depois que novos servidores foram nomeados. Muitos setores estavam mal alocados. Agora, podemos até aumentar o quantitativo de servidores, já que a Reitoria tem a projeção de dobrar seu quadro de servidores. “Hoje, temos 90 servidores, mas podemos chegar a 180. Com essa possibilidade, a gente já tinha que ter uma estrutura que tivesse condições de suportar”, informa André.

A chefe de gabinete da Reitoria, Gabriela Matos Miranda de Figueiredo, não tem dúvidas de que as novas instalações contribuem para um melhor andamento da gestão do Instituto. Além disso, destacou: “o reitor sempre esteve de portas abertas para todos os servidores, aqui, essa relação será ainda mais consolidada, já que os servidores de dois prédios estarão no mesmo lugar”.

Foto para a matéria Novo prédio da Reitoria 34

Processo de mudança

Para a escolha do novo endereço, foi divulgado um edital. Também foi feito contato com as imobiliárias da região para buscar opções. O diretor-executivo esclarece que se chegou à conclusão que havia três prédios em Montes Claros que teria condições de atender à demanda da Reitoria. A comissão julgadora criou um barema, a fim de avaliar as condições do prédio, valores, localização, entre outros itens importantes para efetivar a mudança. O prédio da Vila Brasília atendeu a maior quantidade de itens.

“Depois que a comissão escolheu, a opção do prédio foi apresentada aos servidores. Por meio de reuniões, foram apresentadas as vantagens do novo prédio. A aprovação foi unânime”, afirma o reitor substituto.

Apesar da mudança para um novo prédio, o objetivo da Reitoria é ter a sua própria sede. “Nós temos um pedido na Prefeitura de Montes Claros de doação de um terreno. Esse pedido já foi aceito pelo prefeito, mas precisa ser aprovado junto à Câmara de Vereadores. Assim que for aprovado, daremos início aos trâmites para construir a nossa sede própria”, destaca André.

Apenas três setores ainda não realizaram a transferência: a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e a Diretoria de Gestão de Pessoas. Está previsto que até o final deste mês todos os setores já tenham concluído a mudança.

Veja mais fotos do novo espaço:

Prédio novo

Foto 1 Mais fotos