Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha visitaram o Museu Light da Energia e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 18h04 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 18h22

Proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado diferente da sala de aula foi o objetivo da viagem ao Rio de Janeiro de 39 alunos dos cursos técnicos Concomitantes/Subsequentes em Eletroeletrônica e Informática para Internet, do Campus Avançado Porteirinha. Eles visitaram, num bate e volta, o Museu Light da Energia e o Museu do Amanhã e puderam verificar de forma lúdica e interativa ambientes em que a ciência tem notório destaque. A turma saiu de Porteirinha no dia 29/01 por volta das 5h da manhã e chegou ao Rio de Janeiro às 2h30 do dia 30/01. Nesse mesmo dia as visitas foram realizadas. O retorno foi no dia 31/01.

No Museu Light da Energia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Circuito da Energia, em que, de forma lúdica e interativa, tiveram informações sobre a energia e suas transformações, o fenômeno da eletricidade, sua geração, seus diferentes usos e sua relação com o meio ambiente. Já no Museu do Amanhã, os estudantes conheceram os avanços da ciência por meio da narrativa sobre como a humanidade pode viver, orientado por valores éticos da sustentabilidade e da convivência,as próximas cinco décadas.

Formação integral

Para o organizador da viagem, o servidor Igor Sérgio de Oliveira Freitas, que é professor da área de Engenharia Elétrica do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha, atividades como essas são importantes para os alunos, pois proporcionam a eles uma formação integral e a possibilidade de praticar várias habilidades, “entre elas a observação, a comparação e a análise crítica do que está sendo exposto fora do ambiente de sala de aula, tornando mais prazeroso o aprendizado”, especifica o professor.

Apesar de cansativa, o professor assegura que a viagem valeu a pena. Conversando com alguns alunos, Igor pôde perceber que a atividade possibilitou um mundo de descobertas. “Muitos nunca tinham saído da cidade de Porteirinha e, a todo momento até o Rio de Janeiro, presenciei vários olhares de surpresas e comentários do tipo ‘aqui as coisas são mais verdes e com mais montanhas’. Eles ficaram impressionados com o tamanho de Belo Horizonte e aquele “mar de prédios”. No Rio de Janeiro, ficaram impressionados com algumas construções históricas, com o tamanho do mar, o contato que tiveram com pessoas de outras nacionalidades, despertando a importância de aprender outros idiomas”, destacou Igor.

A professora substituta da área de informática Jeniffer Aline Silva também acompanhou os alunos. Todos os custos da viagem foram arcados pelo IFNMG.

Foto 4 Visita ao RJ copiar

Foto 3 Visita ao RJ