Portal IFNMG - Pró-Reitoria de Ensino visita sete campi para apresentação e planejamento de ações para 2018 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Pró-Reitoria de Ensino visita sete campi para apresentação e planejamento de ações para 2018

Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 15h29 | Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 17h55

Nos dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, servidores da Pró-Reitoria de Ensino visitaram os campi Arinos, Diamantina, Teófilo Otoni, Almenara, e os campi avançados de Janaúba e Porteirinha para apresentar e debater sobre as diretrizes estratégicas e planejamento para o ano de 2018. As visitas fazem parte das ações elaboradas em conjunto com o Comitê de Ensino – COEN para construir junto aos campi e com diálogo participativo,as normativas que nortearão a integração e consolidação do ensino de excelência proposto pelo IFNMG.

No dia 30 de janeiro, pela manhã, o pró-reitor de ensino, Ricardo Cardozo, e o diretor de ensino, Wallas Jardim, estiveram no Campus Diamantina, e se reuniram com todos os servidores. Pela tarde, encontraram-se com a Comissão responsável pela organização do V Encontro do Ensino e I Simpósio de Práticas de Ensino, que acontecerá ainda no primeiro semestre deste ano na cidade.

No dia 1º de fevereiro, no Campus Teófilo Otoni, os representantes da PROEN participaram da conferência com a Professora Drª Marise Nogueira Ramos, que palestrou sobre as “Concepções e desafios no contexto atual do Ensino Médio Integrado”. Pela tarde, reuniram-se com os servidores e, posteriormente, com a equipe gestora.

Também no dia 1º, o diretor de ensino superior do IFNMG, professor Roberto Marques, e o coordenador de programas e projetos, professor Thiago Lamonier participaram da Semana Pedagógica do Campus Arinos palestrando sobre temas como elaboração de diretrizes para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, orientações sobre a Base Nacional Comum Curricular, reestruturação dos cursos de licenciatura, práticas pedagógicas inovadoras de Cursos Superiores, adequação de projetos junto à Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG, construção do PDI, e outros.

Posteriormente, os docentes do Campus Arinos receberam a professora Iza Cotrim, do Campus Januária, para falar sobre o tema “Currículo: Conceitos e Arranjos”. A professora é mestre em Educação e participou de cursos de formação no sistema de ensino finlandês, um dos mais avançados do mundo com relação a índices de desempenho educacional.

Segundo Iza, os professores continuam desenvolvendo conteúdos de forma compartimentada. A convidada registrou que professores de áreas propedêuticas precisam se aproximar dos de área técnica, pois o IFNMG oferta a formação profissional com todos os componentes da propedêutica, dando acesso a todo conhecimento produzido pela humanidade, e esse foco na formação técnica não pode ser colocado em segundo plano, mas, sim, aliado – a todo momento – às disciplinas da Base Comum.

No dia 02 de fevereiro, o Pró-Reitor e o Diretor de Ensino estiveram em Almenara, onde, pela manhã reuniram-se com os gestores e, pela tarde com os servidores. Nos campi avançados de Porteirinha e Janaúba, as Técnicas em Assuntos Educacionais Ailse de Cássia Quadros (Departamento de Ensino Técnico) e Roberta Cardoso Silva (Departamento de Ensino Superior), e Veranilda Lopes Moura Fernandes (Coordenadora da Coordenação de Registros) fizeram um balanço das atividades realizadas no ano de 2017, e apresentaram as diretrizes que nortearão os trabalhos em 2018. Os docentes e técnico-administrativos receberam treinamento do sistema acadêmico CAJUÍ, oferecido pelo Diretor da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), Christopher Morandi Mota.

Ao término de todas as apresentações nos campi, os servidores da Pró-reitoria reuniram-se a fim de avaliar as visitas e direcionarem os encaminhamentos identificados. Nas palavras do pró-reitor Ricardo, “elas foram importantes, porque expressam o comprometimento que a PROEN tem em construir coletivamente as ações para o ano de 2018. Os desafios são muitos, mas com o empenho de toda a equipe os resultados serão alcançados com a qualidade que pretendemos”.

Confira abaixo algumas fotos das visitas:

Proen almenara copiar

proen teo

proen porteirinha

fot arinos 2

proen diamantina

 

 

Fim do conteúdo da página