Portal IFNMG - Após retorno, estudantes do IFNMG relatam suas experiências vividas em Portugal Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Após retorno, estudantes do IFNMG relatam suas experiências vividas em Portugal

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 17h09 | Última atualização em Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 11h25

Cinco meses. Foi esse o tempo que Fernanda Alves Costa, José Mendes dos Santos Júnior e Wêudson Alves Mendes, estudantes do IFNMG, tiveram para aproveitar o intercâmbio realizado em Portugal no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). E eles aproveitaram mesmo. Além de desenvolverem seus estágios, conheceram outras instituições, cidades e até outros países. Tiveram a oportunidade de conviver com culturas diferentes e de aguentar as baixas temperaturas do inverno europeu. No Brasil, desde 17 de fevereiro, eles fazem questão de contar como foi morar em Portugal.

O acadêmico do curso de Agronomia no Campus Januária, José Mendes, garantiu que fazer o intercâmbio foi uma das melhores experiências que viveu. “Além de ter a oportunidade de compreender um pouco acerca das diferenças culturais existentes entre o país em que estive e o Brasil, pude vivenciar muitas situações singulares em várias ocasiões, como, por exemplo, no estágio, nas aulas, nas relações interpessoais - integrando-se pessoas de várias nacionalidades -, que, sem dúvida, poderão contribuir não só para a minha formação profissional, mas, sobretudo, para o meu crescimento pessoal”, destaca.

Para Fernanda Alves (foto abaixo), que faz Engenharia Agronômica no Campus Almenara, a experiência também foi única. “Pude dar à minha família, amigos e a mim mesma o prazer de ver a filha de um vaqueiro e uma diarista alcançando esse grande mérito”, ressalta.

Foto 2 Intercambistas

Fernanda Alves faz Engenharia Agronômica no Campus Almenara

O estágio

Fernanda desenvolveu seu estágio no Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do IPB, na área de fitopatologia. Ela realizou trabalhos com o fungo Neofabraea vagabunda isolado endofiticamente de azeitonas e agente causal de uma doença relativamente nova e pouco estudada na Europa. “Realizei bioensaios, com diferentes temperaruras e umidades, para verificar a severidade e incidência da doença, assim como a preparação de meios de culturas com diferentes fontes de carbono e extrato de azeitonas para verificar em qual meio o fungo tem um melhor desenvolvimento”, informa a estudante. Ainda foi realizado um procedimento para a idenficacão molecular do fungo e avaliação do teor dos sólidos solúveis totais nos diferentes índices de maturação das azeitonas.

José Mendes também trabalhou no estágio com umas das principais culturas de Portugal, que é a oliveira. Estudou, especificamente, a Tuberculose-da-oliveira, doença que atinge várias zonas olivícolas de Portugal e é causada pela bactéria denominada Pseudomonas savastanoi pv. savastanoi. “Para encontrar uma alternativa para o controle dessa doença, durante o estágio, selecionamos bactérias endofíticas e epifíticas, previamente isoladas da oliveira, para que pudéssemos utilizá-las como agente de controle biológico”. Dedicar-se a essa pesquisa fez com que o acadêmico aprendesse técnicas de laboratório diferentes das que aprendeu no Instituto. “Algumas delas, eu só tinha observado em ilustrações e compreendido teoricamente. Entretanto, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), por meio do estágio, pude realizá-las na prática”, relata.

No estágio extracurricular do acadêmico que cursa licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Salinas, Wêudson Alves (foto abaixo), foram realizados estudos sobre o efeito de óleos essenciais em bactérias patogênicas, provenientes de frango pronto para a comercialização. "Já no estágio voluntário, trabalhei auxiliando pedagogas e desenvolvendo atividades para crianças em uma instituição social que presta assistência a pessoas de baixa renda, idosos e crianças", informa Wêudson. 

 IMG 20180207 195350

Wêudson conta que fez amizades, conheceu outros países e aprendeu muito. Garante que tudo vai colaborar para a sua carreira profissional

Pela Europa

Engana-se quem pensa que os intercambistas só ficaram estudando e cumprindo com suas obrigações no IPB. Eles também tiveram outras formas de aprendizado. Fernanda, por exemplo, conheceu as cidades de Porto, Póvoa de lanhoso e a aldeia Serzedelo. Viveu na pele as diferenças entre Brasil e Portugal no que se refere à gastronomia, ao idioma e ao clima. “Consegui me adaptar facilmente com todas essas diferenças”, afirma a brasileira. O acadêmico de Agronomia e Wêudson Alves Mendes, que cursa licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Salinas, resolveram ir mais longe e visitaram outros países.

José Mendes (foto abaixo) e Wêudson conheceram na Espanha Barcelona, Madrid, Toro e Zamora; na França, Paris e Tillé; na Itália, Roma, Livorno, Florença, Pisa, Veneza e Milão; na Inglaterra, Londres; e na Holanda, Amsterdã. Mas foi em Portugal, onde pôde conhecer com mais profundidade a cultura, a culinária e as especificidades do português. “O sotaque do português de Portugal parece ser de fácil compreensão, mas não é tão simples assim. Em vários momentos, solicitava às pessoas com quem eu dialogava para que repetissem o que tinham dito. O mais interessante é que elas possuem uma serenidade muito grande e compreendem o fato de não entendermos rapidamente”, observou José Mendes. 

Difícil mesmo para José foi aguentar o frio e não comer arroz e feijão. “A região de Bragança é muita fria. Em vários momentos, ao me direcionar para o IPB, deparei-me com surpreendentes temperaturas negativas. Quanto à alimentação, considero que a oferecida pelo IPB é muito completa (sopas, prato principal, pão e saladas), entretanto, em muitos momentos, senti falta do feijão e do arroz”, pontua.

Já Wêudson garante que foi bastante tranquilo o período de adaptação: "Demorei cerca de uma semana para acostumar com a comida e as diferenças da linguagem. Vejo que consegui de alguma maneira me adaptar bem ao frio, pois quando chegamos não estava frio, era o fim do verão, o frio veio aos poucos. Confesso que senti mais no contato com o calor do Brasil novamente, estou me readaptando", comenta. 

Foto 3 Intercambista

José Mendes defende que o intercâmbio propicia ao estudante a possibilidade de ampliar a sua visão de mundo

Vale a pena? Ô se vale!

Fernanda Alves Costa, José Mendes dos Santos Júnior e Wêudson Alves Mendes não são mais os mesmos. O intercâmbio interferiu, positivamente, em suas visões de mundo, seus planos e suas expectativas em relação ao futuro.

“Acredito que estarei mais predisposto a aprender coisas novas, uma vez que o intercâmbio provoca positivamente, sobretudo por meio dos estágios, a vontade de se preparar a cada dia mais. Creio que a abertura aos novos conhecimentos, com certeza, estimula a formação de um bom profissional para o mercado de trabalho”, defende José Mendes. É por isso e por outras razões que Fernanda também defende o intercâmbio: “Fazer o intercâmbio é importante, sim, pois é uma oportunidade única de poder vivenciar a diversidade cultural e adquirir conhecimento técnico científico diferente daquele vivenciado no Brasil”.

Wêudson garante que modalidade internacional fará a diferença em sua entrada no mercado de trabalho. "Pois com esta grande oportunidade pude aprender novas maneiras de  trabalho, assim como permitir uma releitura dos meus modos já utilizados e ter novas experiências fora do meu cotidiano", evidencia. 

E para quem ainda tem dúvidas, José Mendes complementa: “ O intercâmbio propicia ao estudante a possibilidade de ampliar a sua visão de mundo, tendo em vista que se envolve com um novo país, com perspectivas e culturas diferenciadas. Além disso, faz com que identifiquemos os nossos preconceitos, para que possamos extingui-lo e, assim, aprendermos a acatar, lidar e respeitar as diferenças. Outro aspecto importante a ser citado é que o fato de morar longe da família faz com que o indivíduo saia de sua zona de conforto e aprenda a enfrentar os mais variados desafios cotidianos com maturidade”.

Por mais intercambistas

O IFNMG continua abraçando o desafio de oportunizar aos estudantes e servidores um mundo de portas abertas.  A servidora responsável pela mobilidade acadêmica no Instituto, Roberta Silva Santos, enfatiza que a Assessoria de Relações Internacionais do IFNMG busca consolidar e firmar novas parcerias, a fim de continuar enviando e recebendo intercambistas.  "O IFNMG está transpondo as barreiras e dando oportunidades a quem nunca imaginava sequer sair da própria cidade. Com certeza, essas experiências serão contadas no momento da avaliação dos cursos pelo Ministério da Educação, uma vez que a internacionalização é um dos indicadores a ser analisado", explica Roberta.

No momento, os franceses Antoine Kuhn, 19 anos, e Marie Parmentier, 22 anos, estão instalados em Januária, desde o fim do ano passado. Na cidade, banhada pelo rio São Francisco, os franceses atuam como voluntários em um asilo de Januária e na comunidade do Peruaçu, além de desenvolverem pesquisas nos laboratórios do Campus.

A representante do Conselho Regional da França, Karine Motte, esteve recentemente no Brasil e conheceu, além das cidades de Montes Claros e Januária, o IFNMG-Campus Januária, onde os intercambistas franceses Antoine Kuhn e Marie Parmentier estão. O objetivo da visita foi fazer uma vistoria dos trabalhos em que os intercambistas estão envolvidos. Karine Motte se surpreendeu com as atividades que estão sendo desenvolvidas pela dupla de franceses, o que garante a continuidade da parceria que o IFNMG mantém com o Ministério da Agricultura da França.

Fim do conteúdo da página