Portal IFNMG - Últimos dias de inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica; o curso é gratuito Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Últimos dias de inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica; o curso é gratuito

Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 15h58 | Última atualização em Quarta, 14 de Março de 2018, 10h02
O IFNMG, por meio do Campus Montes Claros, ofertará 24 vagas: 12 para servidores e 12 para ampla concorrência
imagem sem descrição.

Termina domingo, dia 04/03, as inscrições para o curso gratuito de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, com 820 vagas distribuídas entre os Institutos Federais e o Colégio Pedro II, que integram a Rede Nacional do ProfEPT (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica).

O IFNMG, por meio do Campus Montes Claros, vai ofertar no total 24 vagas, sendo 12 para servidores e 12 para ampla concorrência, respeitadas as cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Este é o primeiro Programa de Mestrado em Educação Profissional na área de abrangência do IFNMG. O outro mestrado do Instituto já em vigor é em Reprodução e Nutrição Animal, no Campus Salinas.

As inscrições poderão ser feitas exclusivamente via internet, através deste link. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

O curso

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. O mestrado é ofertado na modalidade semipresencial, ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.

As disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do mestrado serão ofertadas na modalidade presencial, com carga horária de até 30% a distância. No IFNMG, as aulas acontecerão quinzenalmente nas quintas e sextas-feiras (manhã e tarde) no Campus Montes Claros. As demais atividades do curso poderão ter oferta presencial ou a distância, de acordo com a autonomia de cada uma das IAs que compõem a rede. A conclusão do mestrado está condicionada à apresentação e entrega de um produto educacional em Educação Profissional e Tecnológica, conforme definição da área de Ensino da Capes, e sua defesa em uma banca.

Processo de seleção

Não é necessário submeter projeto de pesquisa. O processo de seleção será por meio de provas de caráter eliminatório e classificatório que serão aplicadas no dia 15 de abril de 2018, no turno vespertino. A prova objetiva terá 30 questões.

A questão discursiva exigirá a produção de um texto argumentativo, com extensão de até duas páginas (máximo de 60 linhas), adequado à situação enunciativa apresentada, observando em sua produção: a norma-padrão culta da língua portuguesa escrita; a qualidade e desenvolvimento argumentativo; e o uso adequado das referências, demonstrando domínio das bases conceituais em Educação Profissional e Tecnológica. O edital disponibiliza referências que versam sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica.

A previsão é que as aulas comecem no segundo semestre de 2018, cabendo à cada instituição divulgar o período de matrícula e início do semestre específico.

Esclarecimento de dúvidas e mais informações também podem ser solicitadas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No IFNMG, o coordenador do mestrado é o servidor Admilson Eustáquio Prates, com quem o candidato poderá obter, diretamente, mais informações. Seu contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui para acessar o Edital ProfEPT Exame Nacional de Acesso 1/2018.

Fim do conteúdo da página