Portal IFNMG - IFNMG promoverá em Janaúba o evento internacional "Pint of Science" Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG promoverá em Janaúba o evento internacional "Pint of Science"

Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 12h44 | Última atualização em Terça, 08 de Maio de 2018, 12h44

pintofscience

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Unimontes realizam pela primeira vez em Janaúba, de 14 a 16 de maio, o evento internacional Pint of Science, que consiste em conversas de pesquisadores com o público em ambientes descontraídos como mesa de bar sobre temas científicos diversos.

O evento será realizado nos três dias a partir das 19h30, nos bares Claudius Churrascaria & Pizzaria e Girus Open Bar, com entrada gratuita. Na ocasião, pesquisadores das três instituições organizadoras e de outras universidades e empresas irão trazer temas relacionados à pesquisa e extensão.

O Pint of Science

A ideia surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um encontro com pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto as pesquisas que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que pesquisadores pudessem sair das universidades, laboratórios e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, em 2013, surgiu o Pint of Science. De lá para cá, o evento cresceu (em 2018 serão 21 países, 56 cidades no Brasil e dentre elas 13 em Minas Gerais).

A versão janaubense do evento - que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, da Claudius Churrascaria, da Pizzaria e Girus Open Bar e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e patrocínio da Supritec Tecnologia, Cec Diocesano, Cargill e Sementes Janaúba – contará com dois palestrantes por dia nos bares. Realização: UFVJM, IFNMG e Unimontes. Informações no telefone – (38) 9 9142-3834 falar com Diêgo Agente de Inovação Território Norte de Minas.

Confira a programação:

Claudius Churrascaria (Rua Rio Preto, 91)

14/05, 19h30:

Como as tecnologias disruptivas estão mudando nossas vidas. – Felipe Cézar de Castro Antunes (IFNMG-Janaúba)

Tecnologia na prevenção á lavagem do dinheiro. – Willian Gigliotti (CTO na AML e associado fundador do IPLD).

15/05, 19h30:

Big Data/Analytics, Blockchains e Internet das Coisas: O que é tudo isso e como esta influenciando no mercado de trabalho. – Alexandre Bento Melo (UFU-Patos de Minas).

Blockchain aplicado a contratos inteligentes. – Marcelo Ferreira Rego (UFVJM- Diamantina).

16/05, 19h30:

Qualidade da carne. – Pedro Veiga Rodrigues Paulinho (Cargill).

Ciência e produção de leite nos trópicos. – Leovegildo Lopes de Matos (Empraba).

Girus Open Bar ( Avenida Edilson Brandão Guimarães, 434)

14/05, 19h30:

A filosofia da cachaça. – Admilson Eustáuqio Prates (IFNMG-Salinas).

A física da cerveja. – Ricardo de Carvalho Falcão (UFSJ-Campus Alto Paraopeba).

15/05, 19h30:

Calma jovem, Startup é uma empresa! – Empreendedorismo Digital. – Renan Teixeira (SEDECTES - Minas Digital).

Culturas Alternativas para regiões Semi-Àridas. – Victor Martins Maia (Unimontes-Janaúba).

16/05, 19h30:

Energia Solar – Como podemos aproveitá-la? – Thiago Franchi Pereira da Silva (Professor do IECT da UFVJM).

O mercado brasileiro de energia solar. – Hugo Gerardo Zanocchi Garcia (Mori Energia Solar) e Márcio Eli Moreira de Souza (Efficientia S.A).

Escolha seu bar, seu dia e boas palestras!

Rafael Pelli -  Agente de Inovação com foco em Comunicação da SEDECTES
Território – Alto Jequitinhonha (com adaptações)