Portal IFNMG - Servidores da Reitoria participam de curso de Imersão Gerencial Criativa Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Servidores da Reitoria participam de curso de Imersão Gerencial Criativa

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 17h55 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 16h54
imagem sem descrição.

Nos dias 17 e 18 de junho em Montes Claros, servidores de diferentes áreas da Reitoria do IFNMG participaram do módulo “Imersão Gerencial Criativa”, ampliando os conhecimentos sobre a utilização das principais competências gerenciais, como planejamento, organização, direção, controle, inovação e criatividade. Outra turma também da Reitoria já havia feito este mesmo curso em fevereiro.

O treinamento faz parte do projeto Desenvolvimento gerencial do IFNMG – De Olho na Liderança, que foi aplicado, como piloto, em 2017, aos servidores da Reitoria, e posteriormente expandido para todas as unidades do IFNMG, capacitando mais de 305 servidores e contribuindo com a ampliação do conhecimento dos gestores em liderança e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, como empatia, gestão do tempo, arte de saber ouvir, dentre outras.

Os cursos foram ministrados pelo administrador Gregório Ventura. Nestes últimos módulos, os servidores que concluíram o curso foram capacitados para desenvolver técnicas do coahing em nível avançado, nas áreas pessoal e profissional, identificando e superando dos desafios de trabalhar com os diferentes tipos de comportamento organizacional e pessoal.

Uma das participantes do curso, a servidora Júnia Costa, destacou que os encontros possibilitaram momentos de reflexão sobre a vida pessoal e profissional e sobre a própria instituição. “Tivemos a oportunidade de experimentar autoconhecimento, vivenciar e refletir sobre nossas práticas no trabalho e o que podemos fazer para melhorá-las, além de conviver e trabalhar com colegas de outros setores com os quais normalmente não encontramos”, disse.

Com relação ao projeto de desenvolvimento de líderes, o diretor de gestão de pessoas, professor Rafael Farias Gonçalves, destaca a importância da liderança sobretudo em momentos de dificuldades. “Considerando o atual cenário de mudanças e restrições enfrentado pelas instituições federais de ensino, acreditamos no poder das lideranças para transformar essa realidade de crise em um contexto de novas oportunidades, para suas equipes e, consequentemente, para a nossa Instituição. Ressalta-se ainda que a maneira mais eficaz de liderar é através do exemplo. E o senso permanente de busca pelo conhecimento é um dos melhores exemplos que líderes podem oferecer aos seus liderados”, conclui.

Fim do conteúdo da página