Portal IFNMG - Cerimônia marca início de atividades do Complexo de Atendimento Clínico Veterinário do Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Cerimônia marca início de atividades do Complexo de Atendimento Clínico Veterinário do Campus Salinas

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 10h20 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 15h55
imagem sem descrição.

O IFNMG-Campus Salinas realizará na tarde desta segunda-feira, 09/09, às 15 horas, uma cerimônia simbólica que marcará o início oficial das atividades do tão aguardado Complexo de Atendimento Clínico Veterinário (CACV), mais conhecido como hospital veterinário. A cerimônia será seguida pela palestra “Profissão de médico veterinário: cenário atual e perspectivas futuras”, a ser proferida por Messias Francisco Lôbo Junior, médico veterinário e assessor técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG).

Inicialmente, o CACV priorizará o atendimento clínico e cirúrgico (pequenos procedimentos, inicialmente) de pequenos animais e atividades didáticas, teóricas e práticas, do curso de Medicina Veterinária, até que se atendam as demandas de equipamentos, mobiliário e pessoal indispensáveis para o pleno funcionamento do hospital. Por enquanto, não haverá internação de animais.

Mesmo em situação inicial, o funcionamento do Complexo vem dar novo fôlego para os alunos do curso, que têm grandes expectativas em relação ao hospital veterinário. “Meus professores estão sempre buscando expandir nossos horizontes e acredito que agora eles poderão efetivamente nos mostrar isso, podendo aplicar tudo aquilo que julgam fundamental para minha formação acadêmica”, aposta Arthur Ferreira de Carvalho, do 8º período. Sua expectativa é “poder vivenciar de maneira mais fidedigna a rotina das diversas áreas, clínica, cirúrgica, reprodutiva e laboratorial”.

Antônio Victor Veloso Ramos, também do 8º período, compartilha dessa ansiedade e da aposta no incremento para sua qualificação e experiência por meio das atividades que terão início no novo Complexo. E lembra que a unidade não será importante apenas para os alunos em formação, mas para também para toda a comunidade de Salinas e região, “pois se tornará referência do extremo Norte de Minas, incentivando pesquisas, educação, saúde pública e atendimento de qualidade para os animais”.

“A saúde animal tem relação direta com a qualidade de vida da população, de modo geral”, reforça o diretor-geral do Campus Salinas, professor Wagner Patrício de Sousa Junior. E, para além da questão da saúde, ele frisa a importância do novo espaço educacional para a região ao oferecer um incremento para pesquisas sobre reprodução e nutrição animal, “tão importantes quando consideramos os baixos índices pluviométricos do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha”. Ele lembra que a comercialização de produtos e subprodutos de origem animal constitui uma das principais fontes de renda dos produtores rurais na região.

O CACV

Concluída neste ano, a obra do Complexo de Atendimento Clínico Veterinário do IFNMG-Campus Salinas, iniciou-se em janeiro de 2015. A área total do Complexo é de 17.000 m2, sendo 4.000 m2 de área construída. Até o momento, o IFNMG investiu cerca de R$ 6,4 milhões na obra e R$ 600 mil em equipamentos para o CACV.

A unidade é organizada em 12 blocos, com estruturas destinadas, entre outros, à parte clínica, laboratórios e salas de aula (confira aqui mais detalhes sobre a estrutura). “A unidade preconiza ações que proporcionam bem-estar animal, com todos os ambientes, tais como currais e baias, planejados para tal finalidade”, ressalta o diretor-geral do IFNMG - Campus Salinas, professor Wagner Patrício de Sousa Júnior. Ele destaca, ainda, “o atendimento às normas de acessibilidade à comunidade escolar, com calçadas em piso podotátil e acesso em rampa, banheiros acessíveis, mapas táteis e identificação de ambientes em Braille”. A unidade também dispõe de sistema de captação de água da chuva, com tanque de armazenamento com capacidade de 500 m3, para utilização em limpeza e irrigação de jardins.

Como o próprio nome indica, o Complexo foi construído para atender, prioritariamente, às atividades o curso de bacharelado em Medicina Veterinária, que conta, atualmente, com 204 alunos – anualmente, ingressam 36 novos alunos. Mas Wagner de Sousa acredita que todos os cursos do Campus Salinas poderão usufruir da unidade, em atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo em vista o grande número de laboratórios de que dispõe e as diferentes áreas contempladas.

Atendimento à comunidade

Para iniciar o atendimento clínico e cirúrgico de pequenos animais, o IFNMG aguarda apenas o alvará da Vigilância Sanitária, que, de acordo coordenador e responsável técnico pelo hospital, professor Walter Octaviano Bernis Filho, deve ser expedido nos próximos dias. Assim que sair o  alvará, o atendimento acontecerá às segundas-feiras, das 7h30 às 10 horas, e às quintas-feiras, das 13h30 às 16 horas. Os atendimentos serão por ordem de chegada, sem marcação de horário, com prioridade para emergências.

Toda a comunidade poderá recorrer aos serviços prestados. Para que o animal receba atendimento, é necessário que seja levado pelo dono/tutor responsável maior de idade. Inicialmente, os atendimentos serão gratuitos, mas, nos próximos meses, a IFNMG deverá assinar convênio com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (Fadetec) que permitirá a cobrança pelos serviços prestados. O professor Walter afirma que os valores serão compatíveis com os praticados na região.

 

 IMPORTANTE: Antes de levar os animais para atendimento no IFNMG-Campus Salinas, os donos/responsáveis devem certificar-se sobre o início dos serviços, pelo telefone (38) 3841-7000 ou em consulta à página eletrônica www.ifnmg.edu.br/salinas. O endereço é Fazenda Varginha, km 02 da Rodovia Salinas-Taiobeiras.

 

Confira algumas fotos do Hospital:

hosp salinas4

hosp salinas3

hosp salinas2

hosp salinas1

hosp salinas5

Fim do conteúdo da página