Portal IFNMG - Professor do IFNMG-Campus Almenara lança livro sobre Minas Gerais Ir direto para menu de acessibilidade.

Professor do IFNMG-Campus Almenara lança livro sobre Minas Gerais

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 11h01 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 11h05
Os organizadores do livro, Alfredo Costa e Ralfo Matos, no dia do lançamento / Foto: Elisa Borges Matos
imagem sem descrição.

Foi lançado em Belo Horizonte, no dia 27/09, o livro "Luzes e Forjas - o lugar da modernização na formação socioespacial de Minas Gerais". A publicação, que apresenta uma cartografia inédita, foi organizada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ralfo Matos e pelo professor do IFNMG-Campus Almenara Alfredo Costa e é resultado de cinco anos de pesquisas na interface entre a geografia histórica e econômica de Minas. O livro aborda temas que vão do colonialismo à independência, da monarquia à república, das ações do Estado às das elites mineiras, da luta pela siderurgia à devastação de largos trechos de Mata Atlântica, das inércias e decadência às mudanças e reestruturações modernizadoras no século XX. O trabalho contou com a colaboração de estudantes de pós-graduação e professores do Instituto da Geociências da UFMG. Segundo o professor Alfredo, "o livro é inovador porque procura destrinchar o papel das modernizações nas reestruturações territoriais de Minas, tendo como elemento chave a incessante busca de parte das elites pelo progresso".

A publicação reúne uma seleção de resultados alcançados em pesquisas financiadas pelo CNPq e pela FAPEMIG. Alfredo explica que, embora escrita por acadêmicos, a obra articula-se em uma redação que se pretende acessível a pesquisadores e curiosos de todas as áreas. "Uma de suas grandes contribuições, incomum em livros do gênero, é a apresentação de uma cartografia inédita, elaborada pelos próprios autores como síntese de suas pesquisas", explica ele. E reforç:a "Nosso desejo é de que o livro possa, de fato, avançar na compreensão da formação histórica, geográfica e econômica do estado".

Um dos objetivos da obra, de acordo com o professor Ralfo Matos, é discutir as modernizações e reestruturações espaciais que Minas experimentou, à luz da bibliografia recente e antiga sobre sua história. "Os autores Alfredo Costa, André Velloso, Ediméia M. Mello e André S. Carvalho me acompanham nas incursões analíticas que resultaram nos sete capítulos da obra", completa o pesquisador.

Ele explica, ainda, que a formação territorial de Minas Gerais foi "longa, difícil, e dependeu de muitos fatores, agentes e atores que povoaram os sertões das Minas do Ouro e construíram um mosaico de regiões mais ou menos prósperas. Minas viveu uma série de conflitos, acordos e decisões que gradativamente vieram delinear as paisagens que conhecemos hoje". "Marcaram profundamente a história de Minas os vários momentos em que as mentes se iluminaram, por luzes do pensamento racional ilustrado, que influíram sobre os ideais de um futuro moderno com autonomia e independência", esclarece Ralfo Matos. Para tanto, o organizador completa, “seria essencial explorar as potencialidades de geração de riqueza que os recursos naturais disponíveis na região central ofereciam, particularmente os referidos às jazidas de ferro, daí a necessidade imperiosa de forjar o minério, transformá-lo por meio de pequenas usinas, que muito cedo inflamaram os mineiros". Assim se traduz a metáfora do título e a intenção dos autores, de buscar investigar o desenvolvimento mineiro sob a lente da modernidade.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/almenara