Portal IFNMG - Prazo-limite para pagar taxa de inscrição do Processo Seletivo e Vestibular é hoje, 01/11 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 08h37 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 08h46

Termina nesta sexta-feira, 01/11/19, o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo e Vestibular que vão selecionar alunos para cursos técnicos e superiores do IFNMG, respectivamente. A taxa do Processo Seletivo é de R$ 30,00 e do Vestibular, R$ 45,00. As inscrições terminaram ontem, 31/10/19.

O candidato que ainda não gerou a guia para pagamento da taxa (GRU - Guia de Recolhimento da União) ou cuja guia venceu pode emitir a segunda via na página eletrônica de inscrições, depois de informar seus dados para login. A guia deve ser paga, exclusivamente, nas agências e canais de autoatendimento (site, aplicativo, caixa eletrônico) do Banco do Brasil. A inscrição com pagamento efetuado após a data-limite não será considerada válida, não havendo a possibilidade de devolução do valor pago.

Após o pagamento, o sistema de inscrições pode levar até 5 dias úteis para acusar o recebimento da taxa. Se isso não acontecer após o prazo informado, o candidato pode entrar em contato com o IFNMG pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., enviando a foto do comprovante de pagamento e os dados pessoais e de inscrição.

No caso de serem identificadas duas ou mais inscrições e/ou pagamentos de um mesmo candidato, será considerada válida a inscrição referente ao último pagamento de taxa efetuado.

No dia 12/11/19, o IFNMG vai publicar a homologação das inscrições, ou seja, a relação das inscrições aceitas, e também o resultado dos pedidos de tratamento especializado e/ou específico para o dia da prova. O prazo para recurso é 13/11/19.

O comprovante definitivo da inscrição, com a divulgação do local onde o candidato fará a prova, estará disponível para impressão no dia 25/11/19.

Provas

Os candidatos do Vestibular farão provas no dia 01/12/19, em dois turnos. Na parte da manhã, serão 30 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa, 5 de Literatura Brasileira e 10 de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), e uma redação. À tarde, haverá prova com 20 questões de múltipla escolha de matérias específicas, de acordo com o curso pretendido pelo candidato, conforme descrito no edital do Vestibular (confira conteúdo programático). No momento da inscrição, o candidato deverá optar por fazer as provas nas cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni ou Taiobeiras.

As provas do Processo Seletivo serão aplicadas no dia 08/12/19. Os candidatos aos cursos técnicos integrados farão prova pela manhã, com 30 questões de múltipla escolha, contemplando as quatro grandes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas (confira conteúdo programático). As cidades de prova são Almenara, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni, Japonvar, Manga, São Francisco e Taiobeiras.

Os candidatos aos cursos técnicos das modalidades concomitante e subsequente também farão provas em 08/12/19, mas no período da tarde. Serão 10 questões objetivas de Língua Portuguesa e 10 de Matemática (confira conteúdo programático). Nesse caso, os candidatos poderão optar por fazer as provas nas cidades de Almenara, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Japonvar, Manga ou São Francisco.

Em todos os casos, o IFNMG poderá não aplicar provas nas cidades onde o número de inscritos for inferior a 60. Se isso acontecer, os candidatos serão remanejados para fazer as provas na cidade indicada como segunda opção no momento de inscrição.

Mais informações

Todas as informações sobre o Processo Seletivo e o Vestibular estão detalhadas nos editais que regulam os processos de seleção (confira links abaixo). Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o IFNMG pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse:

- Processo Seletivo (cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes): link para as páginas de inscrições, edital e demais documentos

- Vestibular (cursos superiores): link para a página de inscrições, edital e demais documentos