Portal IFNMG - IFNMG comemora sucesso da 3ª edição do Porteirinha TechDay Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG comemora sucesso da 3ª edição do Porteirinha TechDay

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 10h07 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 16h22
Competição de robótica foi um dos destaques da programação do evento, que atraiu cerca de 500 participantes. Representante da WWF, Felipe Spina ensinou sobre novas tecnologias e ferramentas.
imagem sem descrição.

Alunos e servidores do IFNMG-Campus Avançando Porteirinha, além de professores de outros campi do Instituto (Montes Claros, Janaúba e Januária) e convidados externos, como a WWF e alunos de outras escolas públicas do município, participaram, nos dias 24 e 25 do último mês de outubro, da 3ª edição do Porteirinha TechDay. A organização do evento estimou que cerca de 500 pessoas participaram das atividades.

O evento integrou a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que tem como objetivo mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas, estimulando a produção de conhecimento alinhado à melhoria na qualidade de vida da população brasileira, assim como o desenvolvimento de inovações que atendam as demandas da atualidade.

No primeiro dia do Porteirinha TechDay, os alunos do curso de bacharelado em Sistemas de Informação e do técnico em Eletroeletrônica fizeram a exposição de projetos inspirados no tema geral da SNCT deste ano: “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

Projetos integradores

No segundo dia, a programação trouxe oficinas de Libras, Informática básica, Produção de sabão ecológico e Compostagem doméstica; minicurso de Scratch para Arduino; palestras sobre “Uso de tecnologias no agronegócio” e “Bioeconomia, tecnologia e conservação”; além de roda de conversa sobre “Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

Também foi realizada uma reunião envolvendo representantes de diversos segmentos da economia de Porteirinha e servidores do Campus, com o intuito de discutir as demandas e principais problemas enfrentados pela comunidade local, para, então, ser possível definir estratégias para solucioná-los.

Um dos momentos mais atrativos da programação foi a Competição de Robótica, que contou com o apoio de alunos integrantes do projeto de pesquisa "Aplicação de robótica modular na educação" e do projeto de extensão "Robótica educacional". A competição consistiu na disputa entre os robôs das equipes participantes, em que cada robô tinha o objetivo de empurrar o adversário para fora de uma área delimitada. Além da competição, foram expostos um robô do tipo seguidor de linha e um simulador de voo para condução de drones.

Informações e fotos cedidos pela organização do III Porteirinha TechDay