Portal IFNMG - Empossados os novos membros do Conselho Superior Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Empossados os novos membros do Conselho Superior

Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 18h20 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 14h06
Presidido pelo reitor, o Conselho Superior, conhecido como Consup, é o órgão máximo dentro do IFNMG, de caráter consultivo e deliberativo. A nova equipe, composta por 26 titulares e 26 suplentes, terá mandato de dois anos (2019-2021)
imagem sem descrição.

O Conselho Superior do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), órgão máximo do IFNMG, de caráter consultivo e deliberativo, está com sua equipe de conselheiros renovada. Foram empossados na tarde dessa quarta-feira, 18/12, 26 representantes titulares e 26 suplentes. Os representantes são dos segmentos discente, docente, técnico-administrativo, egresso, sociedade civil, Ministério da Educação e Colégio de Dirigentes, que é outro órgão do Instituto constituído pelo reitor pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos campi. 

Durante a posse, realizada no auditório do IFNMG-Campus Montes Claros, o reitor, José Ricardo Martins da Silva, fez questão de demonstrar sua confiança nos novos membros e destacar a importância do IFNMG para o Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Norte e Noroeste de Minas. “Todos nós precisamos saber da importância do aparato público federal que é o IFNMG para toda nossa área de abrangência, esse aparato que promove o nosso desenvolvimento regional”, destacou o reitor.

2 ConsupO reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva parabenizou os novos empossados e destacou a importância do Instituto,como agente de transformação social e de desenvolvimento regional, para o Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Norte e Noroeste de Minas

Clique aqui para  saber quem são os novos membros do Conselho Superior do IFNMG

Democracia da gestão pública

O procurador-chefe da Procuradoria Federal junto ao IFNMG aproveitou a ocasião para explicar aos novos membros do Conselho Superior (Consup) algumas especificidades e atribuições do Conselho.

“O Conselho Superior é um órgão que está no ápice da estrutura administrativa do Instituto Federal, faz parte da administração do Instituto, mas, em regra, esse órgão não tem atribuições tipicamente administrativas. A administração do Instituto Federal cabe ao reitor e aos diretores-gerais e, eventualmente, a outros servidores que têm essas atividades a eles delegadas”, informou o procurador.

De acordo com o procurador, o Consup está alicerçado na ideia da democracia participativa, expressão que para o procurador até parecer ser redundante. Ele prefere usar a expressão democracia da gestão pública para referir-se à finalidade de um conselho composto por membros diversos. Dessa forma, a gestão da coisa pública não fica, nem deve ficar, segundo o procurador, centrada especificamente na figura daquele gestor.

“A sociedade de uma forma ou de outra deve estar presente nos rumos dessa gestão. E os próprios administrados também devem fazer parte das decisões que vão conduzir os rumos da entidade administrada. Por isso, o Conselho Superior do IFNMG tem essa composição plural, buscando-se, dessa forma, colocar dentro do Conselho representantes dos mais diversos segmentos, exatamente para que a sociedade de uma forma geral se sinta representada dentro daquela instituição”, afirmou o procurador.

Em síntese, o Consup acompanha a gestão. “Então, de forma mesmo que indireta, temos a própria sociedade acompanhando a gestão, ajudando a melhorar, corrigindo, quando for necessário corrigir, e contribuindo para o sucesso do IFNMG”, disse o procurador à nova equipe.

Além dos novos membros, participaram da cerimônia de posse: o anfitrião da solenidade, o diretor-geral do Campus Montes Claros, professor Renato Cota Silva; a representante do Colégio de Dirigentes, a professora e diretora-geral do Campus Montes Claros, Joaquina Nobre; o acadêmico Weverton Clarismundo de Souza, presidente do Diretório Acadêmico Paulo Freire, do Campus Januária; a estudante do ensino médio integrado Laysla Moraes Martins da Silva, presidente do Grêmio Estudantil do Campus Montes Claros; o 1º tenente do Exército Marcos Souza, representando o tenente coronel Rodrigo Benedito Nicolini; e o capitão Denes Antunes Machado, que representou o major Darlan Moreira Soares, do Corpo de Bombeiros Militar.

Clique aqui para acessar mais fotos da solenidade de posse.

Fim do conteúdo da página