Portal IFNMG - Docentes do IFNMG podem se inscrever em curso de aperfeiçoamento em Metodologias Ativas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 11h49 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 14h30

Professores de todas as unidades do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) já podem procurar o tutor de seu campus para se inscrever no curso “Formação Continuada de Professores: Acompanhamento in loco para a Ressignificação das Práticas Didático-Pedagógicas por meio de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais na Educação Profissional e Tecnológica”. Trata-se de um curso de aperfeiçoamento com carga horária de 180 horas, na modalidade semipresencial, promovido pela Pró-Reitoria de ensino do IFNMG, em parceria com o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead) e com todos os campi do IFNMG.

O objetivo do curso é oportunizar a ressignificação das práticas didático-pedagógicas por meio de oficinas de apresentação de metodologias, métodos e técnicas ativas, e ferramentas digitais na educação profissional e tecnológica.

O curso será desenvolvido em:
- 10 horas de conteúdo Conceitual sobre o AVA/Moodle;
- 64 horas de Oficinas presenciais (16 horas para cada turma/oficina (dois dias);
- 40 horas de Atividades no AVA (fóruns e orientações);
- 40 horas de aplicação, em sala de aula, das atividades planejadas a partir das oficinas;
- 26 horas dedicadas ao Relatório Final/Artigo(Avaliação).

As oficinas acontecerão de maneira sistematizada durante o ano letivo, com o formato ajustado ao perfil de cada unidade do IFNMG, envolvendo atividades presenciais e em ambiente virtual de aprendizagem. A data de início varia em cada campus.

Oficinas serão desenvolvidas por meio da estratégia denominada “learning by doing”, de forma que os docentes participantes possam apreender as novas metodologias e ferramentas ao mesmo tempo em que as utilizam durante a sua capacitação, que será mediada pelo professor-formador. Essa estratégia visa promover novas propostas didáticas e metodológicas, possibilitando que as aulas sejam baseadas no aprender fazendo, na colaboração, e contextualizadas, de modo que docentes e alunos tornem-se protagonistas do processo em que estão inseridos.

Professores formadores

Os responsáveis por ministrar o curso são os professores formadores do IFNMG que participaram do Programa “Teachers for the Future” (Professores para o Futuro), uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que promoveu a capacitação de 107 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) em duas universidades finlandesas. O Programa foi desenvolvido em três edições, entre os anos de 2014 a 2016, com a imersão dos professores no sistema educacional finlandês e formação pedagógica nas citadas Universidades, instituições similares aos Institutos Federais.

Essas iniciativas têm se consolidado como importantes Programas para a formação continuada docente, especialmente no que se refere à disseminação de práticas pedagógicas, que ainda não são de amplo conhecimento da maioria dos professores, mas podem contribuir para o aprimoramento da prática docente e do processo de ensino-aprendizagem.