Portal IFNMG - Docentes do IFNMG podem se inscrever em curso de aperfeiçoamento em Metodologias Ativas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Docentes do IFNMG podem se inscrever em curso de aperfeiçoamento em Metodologias Ativas

Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 11h49 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 14h30

Professores de todas as unidades do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) já podem procurar o tutor de seu campus para se inscrever no curso “Formação Continuada de Professores: Acompanhamento in loco para a Ressignificação das Práticas Didático-Pedagógicas por meio de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais na Educação Profissional e Tecnológica”. Trata-se de um curso de aperfeiçoamento com carga horária de 180 horas, na modalidade semipresencial, promovido pela Pró-Reitoria de ensino do IFNMG, em parceria com o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead) e com todos os campi do IFNMG.

O objetivo do curso é oportunizar a ressignificação das práticas didático-pedagógicas por meio de oficinas de apresentação de metodologias, métodos e técnicas ativas, e ferramentas digitais na educação profissional e tecnológica.

O curso será desenvolvido em:
- 10 horas de conteúdo Conceitual sobre o AVA/Moodle;
- 64 horas de Oficinas presenciais (16 horas para cada turma/oficina (dois dias);
- 40 horas de Atividades no AVA (fóruns e orientações);
- 40 horas de aplicação, em sala de aula, das atividades planejadas a partir das oficinas;
- 26 horas dedicadas ao Relatório Final/Artigo(Avaliação).

As oficinas acontecerão de maneira sistematizada durante o ano letivo, com o formato ajustado ao perfil de cada unidade do IFNMG, envolvendo atividades presenciais e em ambiente virtual de aprendizagem. A data de início varia em cada campus.

Oficinas serão desenvolvidas por meio da estratégia denominada “learning by doing”, de forma que os docentes participantes possam apreender as novas metodologias e ferramentas ao mesmo tempo em que as utilizam durante a sua capacitação, que será mediada pelo professor-formador. Essa estratégia visa promover novas propostas didáticas e metodológicas, possibilitando que as aulas sejam baseadas no aprender fazendo, na colaboração, e contextualizadas, de modo que docentes e alunos tornem-se protagonistas do processo em que estão inseridos.

Professores formadores

Os responsáveis por ministrar o curso são os professores formadores do IFNMG que participaram do Programa “Teachers for the Future” (Professores para o Futuro), uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que promoveu a capacitação de 107 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) em duas universidades finlandesas. O Programa foi desenvolvido em três edições, entre os anos de 2014 a 2016, com a imersão dos professores no sistema educacional finlandês e formação pedagógica nas citadas Universidades, instituições similares aos Institutos Federais.

Essas iniciativas têm se consolidado como importantes Programas para a formação continuada docente, especialmente no que se refere à disseminação de práticas pedagógicas, que ainda não são de amplo conhecimento da maioria dos professores, mas podem contribuir para o aprimoramento da prática docente e do processo de ensino-aprendizagem.

Fim do conteúdo da página