Portal IFNMG - Abertas inscrições para o 5º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 10h42 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 16h28

Estão abertas as inscrições para o 5º Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM), que ocorrerá de 28 a 30/04/2020, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento é realizado por meio de uma rede de colaboração entre universidades e institutos federais, entre eles, o IFNMG (por meio do Departamento de Ensino Superior da Pró-reitoria de Ensino), UFMG, UFLA, UFOP, IFMG-Campus Ouro Preto, UFVJM e UFCAT. O público-alvo do evento são, principalmente, professores e técnico-administrativos de instituições de ensino superior e tecnológico, estudantes e egressos de cursos de graduação e pós-graduação.

O tema dessa edição será “Inclusão, permanência e sucesso: como inovar para alcançar cada estudante?”. A proposta é refletir e debater sobre inovações metodológicas, modelos e práticas pedagógicas na busca pela inclusão, pelo sucesso e pela permanência dos estudantes no ensino superior e tecnológico, de forma a promover uma formação mais holística, humanista, crítica, ética e cooperativa dos profissionais. A programação conta com debates, conferências, oficinas, minicursos, grupos de colaboração, mostra de núcleos de estudos, entre outras atividades.

O professor do IFNMG Roberto Marques,  um dos integrantes da comissão organizadora do Congresso, fala sobre as expectativas para o evento: “A participação do IFNMG nessa rede interinstitucional com outras universidades e Institutos Federais tem sido de grande valia ao apontar caminhos para o desenvolvimento profissional docente, com a ampliação dos espaços formativos para além do Instituto, buscando o estímulo para a inserção de metodologias inovadoras na sala de aula. Com isso, espera-se assegurar um melhor aprendizado do discente, colocando-o como protagonista no seu processo formativo, reduzindo os índices de retenção e de evasão no ensino de graduação, ampliando-se os índices de diplomação. O 5º CIM trabalha nessa direção”.

Pré-congresso

As Pró-Reitorias de Graduação do IFNMG e da UFVJM realizaram em 2019 o Pré-Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e 1º Congresso UFVJM e IFNMG de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico. Foram preparações para a construção do 5º CIM. Por meio de palestra, oficinas e socialização de práticas pedagógicas, a programação teve o propósito de ampliar as ações de ambos os programas, possibilitando aos professores mais um momento de reflexão, bem como de construção de conhecimentos e práticas sobre metodologias ativas e inovação no ensino.

Inscrições e programação

As inscrições para o 5º CIM devem ser realizadas no site do evento, onde também é possível conferir a programação.

Confira o vídeo de divulgação: