Portal IFNMG - Comunidade pode ajudar o IFNMG a traçar mapa cultural do Norte de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.

Comunidade pode ajudar o IFNMG a traçar mapa cultural do Norte de Minas

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 11h20 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 19h29

mapa NM

Por meio do site do projeto, a comunidade pode cadastrar agentes, eventos, projetos e espaços culturais de 11 municípios

Que tal apostar na cultura e na arte como uma luz para guiar nossos caminhos neste momento tão crítico que vivemos? Esta é a proposta do projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão “Mapa da Cultura do Norte de Minas Gerais”. Desenvolvido inicialmente no IFNMG-Campus Teófilo Otoni, o mapa vai, agora, estender-se aos outros dez municípios onde o Instituto mantém seus campi – Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Salinas. A ideia é que toda a comunidade ajude o IFNMG na identificação dos agentes (individuais e coletivos), eventos, projetos e espaços culturais dessas cidades, como foi feito no Vale do Mucuri.

“Vivemos tempos difíceis e sombrios frente à pandemia do Covid-19. E a arte, neste momento de incertezas, pode desempenhar o seu papel redentor e nos apontar caminhos, como compreende o filósofo Nietzsche ao destacar que ela ‘existe para que a realidade não nos destrua’”, reflete o coordenador do projeto, professor Yuri Bento Marques. Por isso, ele convida as pessoas a apostarem na iniciativa e participarem por meio do site do projeto. Qualquer pessoa ou entidade que faz parte ou conhece o cenário artístico-cultural desses municípios pode cadastrar agentes, eventos, projetos e espaços.

A ideia é que o site possibilite a identificação, o georreferenciamento e a divulgação gratuitas dessas informações referentes à metada Norte de Minas Gerais. Yuri Bento explica que, como consequência do trabalho, espera-se uma maior visibilidade de ações, projetos, manifestações culturais, artistas e agentes culturais na região e melhoria do ambiente de negócios para os trabalhadores da cultura, assim como o compartilhamento das situações-problema do arranjo produtivo local de cultura com o portfólio de oportunidades do IFNMG.

Para que os itens cadastrados pela comunidade passem a figurar no “Mapa da Cultura do Norte de Minas Gerais”, no entanto, precisarão, antes, ser validados pela equipe de servidores e alunos responsáveis pelo projeto em cada campus. Segundo a professora Santina Mendes, da Pró-reitoria de Extensão, essas equipes só serão formadas quando o IFNMG retornar às suas atividades regulares.

Na avaliação do professor Yuri, o projeto de mapeamento artístico-cultural que o IFNMG agora vai ampliar para todos os municípios onde mantém unidades presenciais, é fundamental para o desenvolvimento da cultura em sua dimensão econômica, “uma vez que permite a organização de informações para gestores públicos no desenvolvimento de ações e projetos de fomento e financiamento”. Fortalecerá, também, a dimensão cidadã da cultura, já que “o acesso às informações acerca das manifestações, artistas e agentes são imprescindíveis ao cidadão que precisa criar e fruir a arte e a cultura de seu povo”. Ele defende a iniciativa, ainda, sob outro viés: “não se conhece uma região sem se conhecer sua história, artes e cultura”.

Vale do Mucuri

mapa TO

Site já conta com o georreferencialmento e informações sobre o cenário artístico-cultural de Teófilo Otoni

Idealizado pelo gestor cultural Bruno Bento, o projeto “Mapa da Cultura do Vale do Mucuri” teve início em 2013, em uma parceria entre a Associação Mucury Cultural e a Artéria Cultura e Cidadania, ponto de cultura do Distrito Federal que já desenvolvia um projeto de georreferenciamento do setor cultural. Em 2015, a partir do financiamento do Fundo Estadual de Cultura, o projeto foi ampliado, e, em 2016, o IFNMG entrou em cena para operacionalizá-lo e gerenciá-lo em pareceria com a Associação Mucury Cultural.

Os dados levantados até agora constam do site do projeto, que contabiliza cerca de 11.300 acessos. Em sua maioria, são agentes, eventos, projetos e espaços de Teófilo Otoni, mas há também informações referentes a outras cidades do Vale do Mucuri.

Conheça o site do “Mapa da Cultura” e ajude a ampliá-lo para que seja o reflexo da cena artístico-cultural de toda a porção Norte de Minas Gerais.