Portal IFNMG - Campus Almenara terá NAPNE Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Almenara terá NAPNE

Publicado: Quarta, 16 de Fevereiro de 2011, 14h44 | Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2011, 14h52

O Programa TECNEP - Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - criado em junho de 2000, ligado à SETEC/MEC, é um programa que visa a inserção e o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico, nos Instituições Federais de Educação (IFEs), em parceria com os sistemas estaduais e municipais, bem como o segmento comunitário.

No âmbito dos IFEs, o Programa TECNEP é operacionalizado pelos NAPNEs - Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - que articula pessoas, instituições e desenvolve ações de implantação e implementação do Programa no âmbito interno, envolvendo sociólogos, psicólogos, supervisores, orientadores educacionais, técnicos, administrativos, docentes, discentes e pais.

O Programa TECNEP tem como objetivo principal estimular a criação da cultura da "educação para a convivência", “aceitação da diversidade” e, principalmente, buscando a “quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais”, nos IFEs.

Assim, percebe-se o compromisso da SETEC/MEC em convocar os IFEs a atender aos alunos com necessidades educacionais especiais, representando um importante avanço na adoção da “Educação Inclusiva”.

No campus Almenara, o NAPNE encontra-se em fase de implantação. As primeiras ações já foram desencadeadas, as quais são:
Portaria designando a coordenação do NAPNE – Prof. Antonio Marcos Murta;
Encaminhamento para a Reitoria do Plano de Trabalho e Termo de Cooperação;

Parceria com a Escola de Design da UEMG para criação da logomarca no NAPNE de Almenara.

Para o ano de 2011, quando o NAPNE já estiver reconhecido via Portaria da SETEC/MEC, novas ações visando a inclusão serão desenvolvidas. Para tanto, encontra-se em fase de diálogo, possíveis parcerias com representações da sociedade civil para que o NAPNE se constitua como espaço para o diálogo entre as diferenças.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos – IFNMG – Campus Almenara.