Portal IFNMG - Alunos do 3º ano de Informática visitam Petrópolis em viagem de campo Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos do 3º ano de Informática visitam Petrópolis em viagem de campo

Publicado: Sábado, 03 de Junho de 2017, 22h34 | Última atualização em Sábado, 03 de Junho de 2017, 22h42

Entre os dias 25 e 26, os alunos do 3º ano de Informática participaram de uma aula de campo em Petrópolis, na qual tiveram a oportunidade de explorar a história local e conhecimentos na área de informática. A visita foi organizada pela professora de História, Regina Mendes de Araújo, e pelos professores de Informática, Marcos Vinícius Montanari, Rafael Porto Viana e Thiago Bicalho Ferreira.

No roteiro da viagem constaram visitas à Catedral de São Pedro de Alcântara, construída em estilo neogótico e onde se encontram os restos mortais de D. Pedro II; ao Palácio Amarelo, construído no século XIX, onde, atualmente, funciona a Câmara Municipal da cidade de Petrópolis; ao Museu Imperial, antigo palácio de Verão da monarquia brasileira. Os alunos também tiveram a oportunidade de participar do Sarau Imperial, que é uma dramatização interativa de um dos principais lazeres do século XIX, e participaram do espetáculo Luz e Som, realizado nos jardins do Museu Imperial.

Além de conhecerem um pouco da história da cidade e do país, também foi um momento de intensificar os conhecimentos na área de Informática. Os alunos puderam conhecer o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que é uma instituição brasileira de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a finalidade de realizar pesquisas na área da Computação Científica.

Nas dependências do LNCC, os alunos conheceram o supercomputador Santos Dumont (SDumont), considerado o supercomputador mais rápido da América Latina. O SDumont chegou ao Brasil em 2015, de navio, e logo ocupou três das seis posições brasileiras no ranking semestral do site Top500, lista das máquinas mais velozes do mundo. A plataforma é petaflópica, ou seja, tem capacidade para realizar mais de 1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo.