Portal IFNMG - Olimpíada Brasileira de Robótica em Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Olimpíada Brasileira de Robótica em Almenara

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 22h51 | Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2017, 23h19

Foram realizadas, na última sexta-feira, 2, as provas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na modalidade teórica, no campus Almenara. A competição, da qual participaram os alunos do Curso Técnico de Informática integrado ao ensino médio, é considerada a maior da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. Essa foi a primeira vez que as provas foram realizadas no campus.

A OBR é realizada em duas modalidades, a prática e a teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através de competições práticas, com robôs, e provas teóricas, em todo o Brasil. A Olimpíada é uma das olimpíadas científicas brasileiras e utiliza a temática da robótica para estimular alunos às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A atividade é apoiada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Sociedade Brasileira de Automática (SBA), RoboCup Federation, IEEE Robotics & Automation Society. A coordenação é feita, de forma voluntária, por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.