Portal IFNMG - IFMUNDO 2020: Almenara já deu início à preparação! Ir direto para menu de acessibilidade.

IFMUNDO 2020: Almenara já deu início à preparação!

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 13h40 | Última atualização em Quarta, 25 de Março de 2020, 14h12

O campus Almenara já iniciou a preparação para o IFMundo 2020. No dia 04 de março, o projeto foi apresentado aos professores que lecionam nos cursos integrados e no curso de enfermagem subsequente. A reunião foi conduzida pela professora Regina Mendes de Araújo, coordenadora da comissão organizadora do evento no campus em 2020, que iniciou sua fala apresentando a proposta pedagógica do IFMundo, o histórico do evento no campus e as contribuições para a formação discente. Foram apontados também os frutos do projeto, como a sempre destacada participação dos alunos do MiniOnu - evento realizado em outubro pela PUC Minas -, e a participação de dois alunos do campus no Yale Model United Nations, nos Estados Unidos, em janeiro de 2020.

Os alunos Juan Cordeiro Bispo, do 3º ano Integrado em Zootecnia, e a aluna Ana Júlia Reis de Oliveira, do 2º ano Integrado em Informática, estiveram presentes na reunião e relataram a experiência da viagem aos EUA e da simulação realizada em Yale, destacando a importância do evento para a formação acadêmica e pessoal de ambos. Eles salientaram a importância da mobilização da comunidade para que fosse possível a viagem, fazendo um agradecimento aos professores e, em especial, ao professor Alex Lara, que esteve à frente de todo o processo.

Num segundo momento, a reunião focou na apresentação dos temas já definidos para debate no campus. O primeiro tema apresentado baseou-se no ano dedicado aos profissionais da enfermagem e obstetrícia, definido pela Organização Mundial de Saúde, e será relacionado às “políticas de saúde pública relacionadas ao parto e à prevenção da mortalidade infantil”. O tema motivou a participação dos docentes do curso técnico subsequente em enfermagem que, pela primeira vez, integrarão o projeto IFMUNDO e estarão à frente da confecção do guia de estudo. A proposta é que os discentes do curso também participem e contribuam na formação dos alunos do ensino integrado.

bx1773 copiar

A professora Regina Mendes de Araújo apresenta o Projeto IFMundo 2020 aos professores. Foto: Marco Aurélio Madureira de Carvalho.

Outro comitê será baseado no Ano Internacional da Fitossanidade, estabelecido pela ONU em 2020. Para o seu desenvolvimento, contaremos com a importante participação dos docentes da área de biologia e engenharia agronômica na elaboração do guia de estudo. A novidade é que, pela primeira vez, teremos a participação dos acadêmicos do curso superior como delegados.

Além desses temas, o IFMUNDO 2020 um comitê dedicado a “Quarta Revolução Industrial e a precarização das relações de trabalho”; um relacionado à “contenção de pandemias”; e outro relacionado ao “controle dos grandes incêndios mundiais contemporâneos”. Os comitês em língua inglesa e espanhola tratarão especificamente do tema “repatriação de patrimônio histórico e arqueológico”.

Foram apresentadas, ainda, a proposta do trabalho com as embaixadas, que terão como foco as questões de relevância global a partir da produção cinematográfica mundial e, por fim, e as demandas de trabalho da comissão organizadora. A coordenadora Regina sublinhou a importância da participação de todos os docentes no IFMUNDO, lembrando que o projeto abarca todas as áreas de conhecimentos, e reforçou o convite para os interessados a integrarem a comissão organizadora.

Na última etapa da reunião, foi realizada uma simulação entre os participantes que teve por tema um assunto sempre polêmico na escola, que é a utilização de coentro na alimentação. O professor Alfredo Costa explicou as regras da simulação, e os participantes, na condição de delegados, defenderam seu ponto de vista baseados em sua área de formação. Foi um momento de aprendizagem e descontração, no qual os docentes que não conheciam o projeto puderam entender na prática porque o IFMundo é um evento muito esperado pelos alunos.