Portal IFNMG - Hortas Escolares: Implantação e condução da horta na E.E. Frei Rogato Ir direto para menu de acessibilidade.

Hortas Escolares: Implantação e condução da horta na E.E. Frei Rogato

Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2010, 08h14 | Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2011, 17h21

Está acontecendo o curso de extensão para implantação de horta na Escola Frei Rogato que teve início das atividades no dia 27 de setembro de 2009 pela manhã, com a visita de alunos da oitava série do primeiro grau ao IFNMG – Campus Araçuaí. Neste dia os alunos conheceram as dependências do campus, fazendo uma caminhada pelos corredores, ginásio e fazenda agroecologica, e logo após participaram de palestras no auditório. O professor Juvenal contextualizou a implantação do campus, desde o lançamento da pedra fundamental (setembro de 2008) até o dia da visita. Na sua fala, destacou também o perfil profissional e a área de atuação de cada um dos cursos técnicos oferecidos pelo IFNMG – Campus Araçuaí. Outra palestra foi proferida pelo professor de física Rogério Xavier, intitulada “a física no nosso dia-a-dia”. Esta palestra teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento, mostrando aplicações práticas e situações em que pode ser empregado.
A partir desta visita dos alunos da Escola Estadual Frei Rogat ao IFNMG Campus Araçuaí, criou se uma parceria para apoio técnico à E. E. Frei Rogato, por meio de um curso de extensão na implantação e condução de uma horta na escola, envolvendo 32 alunos e professores que participam do projeto PEAS. A Escola Frei Rogato aprovou, junto a Secretária Estadual de Educação, o financiamento da construção e condução da horta, como parte do Projeto PEAS. Como atividades deste curso no dia 29/09/10 a Engenheira Agrônoma Adriene Matos dos Santos proferiu palestra na E. E. Frei Rogato para falar sobre plantio e cultivo de hortaliças e o Técnico em Agropecuária José Fernando Vieira de Faria proferiu palestra sobre permacultura. No dia 07/10/10 o Técnico Agrícola José Fernando Vieira de Faria iniciou a orientação aos alunos na área da E. E. Frei Rogato para elaboração de mapa da área da horta com uso de papel milimetrado, trabalhando noções de medidas, como diferença entre metro quadrado e metro linear e outros conceito como reciclagem de materiais e design para construção da horta. No dia 19/10/10 os alunos com a orientação de José Fernando tiraram o nível do terreno usando um nível de mangueira, e logo após elaboraram a planta da horta em escala de 1:100. Jose Fernando relata que para a maioria dos alunos foi o primeiro contato com papel milimetrado e para todos a primeira noção de escala em desenho. No dia 28/10/10 foi demarcado os canteiros e realizada monda na área com a orientação do Técnico Agrícola José Fernandes. Neste dia o prof. Juvenal visitou o projeto juntamente com a Diretora da E. Frei Rogato, Luzerlane Nicolau Gomes, acompanhando as atividades do dia, e após discutindo em reunião encaminhamentos do curso. Para o desenvolvimento dos próximos passos teremos a participação de alunos do curso Técnico em Agroecologia do IFNMG – Campus Araçuaí que serão monitores apoiando e orientando as atividades. Como as atividades serão executadas, semanalmente, até o mês de dezembro, ainda acontecerá o levantamento dos canteiros, atividade práticas de técnicas de compostagem; produção de mudas e semeio das espécies a serem cultivadas na horta. O próximo encontro ficou marcado para o dia 05/11.

Alunos EEFreiRogato

Foto 01: Alunos da E. E. Frei Rogato em caminhada pela Fazenda Agroecologica e visitando as instalações do Viveiro no IFNMG – Campus Araçuaí.

Foto 02: O Técnico Agrícola do IFNMG Campus Araçuaí, José Fernando Vieira de Faria, orientando os alunos na área da horta da E. E. Frei Rogato.